• Matéria: Biologia
  • Autor: nath2207
  • Perguntado 9 anos atrás

Por que o caramujo africano pode ser considerado uma espécie invasora?

Respostas

respondido por: LuhLeal41
0
A Achatina fulica é uma espécie de origem africana. Temos notícia de que a espécie foi introduzida no Brasil por meio de uma feira agropecuária na década de 80, no Paraná. No entanto, não consta registro de autorização de importação desse material no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
respondido por: nandacevanda
3

Contexto:

O caramujo Africano for exportado para o Brasil na época de 80 para a produção de escargot, uma comida francesa feita em restaurantes mais caros. Mas como o gosto não agradava a clientela, os donos dos estabelecimentos foram obrigados a se livrar do caramujo, mas sem nenhum cuidado, soltando-os na natureza. Mas como o caramujo se reproduz muito rápido, logo eles se espalharam em 24 estados do Brasil, se tornando uma praga.

Por que são considerados pragas?

Muitos estudos vêm relacionando o caramujo africano como hospedeiro de parasitas que podem trazer graves problemas de saúde para seres humanos e animais domésticos. Este é o motivo pelo qual não devemos consumir e devemos mesmo evitar tocar nos caramujos africanos.

Espero ter ajudado, boa sorte com suas atividades ;)

Perguntas similares