• Matéria: Biologia
  • Autor: gijess4ik6aquelingr
  • Perguntado 9 anos atrás

Porque as briofitas são consideradas como: BIOINDICADORES

Respostas

respondido por: Htutu87
22
Espécies indicadoras são aquelas capazes de fornecer informações sobre os ambientes que ocupam. Desde dados sobre as condições ambientais até mudanças causadas por algum tipo de desequilíbrio (poluição, doenças, mudanças climáticas, etc.). Um grupo é considerado indicador biológico quando apresenta sua taxonomiaciclo de vida e biologia bem conhecidos e possuir características de ocorrência em diferentes condições ambientais ou serem restritos a certas áreas. Além disso, deve apresentar sensibilidade a determinados atributos do habitat. Logo, a bioindicação trata-se do reconhecimento do efeito de um fator ambiental, que é visível através da reação das espécies indicadoras. Ou seja, estas espécies são avaliadas por meio da sua presença/ausência, condição relativa de abundância, sucesso reprodutivo, entre outros fatores.

Espécies indicadoras de vários grupos distintos são utilizadas para indicar distúrbios ambientais em cursos d’água. Um bom exemplo são as briófitas, que em ecossistemas aquáticos, possuem um alto potencial para a bioindicação, principalmente em casos de contaminação por metais pesados. As briófitas, especialmente os musgos (devido a ausência de cutícula) apresentam uma alta capacidade de acumular estes compostos. A análise do teor de metais pesadosneste grupo tem baixo custo e ao mesmo tempo proporciona uma uma grande precisão nos resultados e exige menos tempo do que uma análise direta da água
respondido por: sophiavitoria80
0

Resposta:

As briófitas são organismos de pequeno porte que possuem importância como bioindicadores de qualidade do ar, devido às suas características fisiológicas, funcionando como uma alternativa para a indicação de poluentes nas grandes metrópoles, que apresentam condições desfavoráveis do ar.

Explicação:

Perguntas similares