A condição básica para alguém que deseja ser um bom educador deve “ser um profundo conhecedor do homem” (SAVIANI, 2009, p. 44). Mas quem é o homem que desejamos educar?
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 41. ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
Considere as afirmações:
I - O homem é sempre um ser social, pois nasce em um meio, na qual conviverá com outras pessoas e seguirá regras e valores determinados por sua realidade histórica.
II - O meio não condiciona o homem e determina sua existência.
III - Afinal, o homem depende só de uma série de fatores físicos para sobreviver, como: o clima, a vegetação, o solo e outros.
IV - Logo ao nascer, o homem depara-se com uma época cheia de características particulares, com uma língua já estruturada, com costumes e crenças definidos, com instituições sociais próprias, com uma vida econômica, com formas de governo... Enfim, todos esses fatores e muitos outros determinam a existência humana.
É correto o que se lê em:
ALTERNATIVAS
I e IV.
II e III.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Respostas
Olá!
Primeiramente podemos descartar a alternativa dois, que afirma ser possível um homem viver sem depender do meio ou ainda que o meio não determine características para sua sobrevivência. Diferente desta situação, o homem é um ser que depende tanto de fatores físicos como fatores sociais para que possa sobreviver.
Logo, a alternativa correta compreende a que tem as seguintes alternativas: I e IV.
I - O homem é sempre um ser social, pois nasce em um meio, na qual conviverá com outras pessoas e seguirá regras e valores determinados por sua realidade histórica.
III - Afinal, o homem depende só de uma série de fatores físicos para sobreviver, como: o clima, a vegetação, o solo e outros.
IV - Logo ao nascer, o homem depara-se com uma época cheia de características particulares, com uma língua já estruturada, com costumes e crenças definidos, com instituições sociais próprias, com uma vida econômica, com formas de governo... Enfim, todos esses fatores e muitos outros determinam a existência humana.
pág 71 do livro