Era meia-noite. O Sol brilhava. Pássaros, cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado na mesa de roupão, esperavam que lhe servissem o desjejum. Enquanto espera, passava a mão na faca sobre a mesa como se acariciasse tendo idéias, enquanto olhava fiquissamente a esposa sentada à sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus pensamentos. De repente começou a chorar, por quê o telegrama lhe trazia a notícia de que o irmão se enforcara num pé de alface.
O cego, pelado com a mão no bolso, buscava consolá-la e caladu dizia: a Terra é uma bola quadrada que gira em torno do Sol. Ela se queixa de que ele ficou impassíveu, porque não é o irmão dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdém, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece, num gesto de amor."
OBSERVE SE NO TEXTO HÁ EMPREGO ADEQUADO DE SINAIS DE PONTUAÇÃO, VOCABULÁRIO CULTO E CONSTRUÇÕES DE ACORDO COM A NORMA-PADRÃO. DEPOIS CONCLUA: O AUTOR DO TEXTO DEMONSTRA TER DOMÍNIO DA LINGUAGEM ESCRITA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA COM ELEMENTOS DO TEXTO.
Respostas
respondido por:
137
a: HA ERROS na pontuação, o tempo e o modo dos verbos mudam , sem motivos para a mudança, verbos do Participio passado para o presente do indicativo,Ex:enquanto esperava/ Enquanto espera, são tempos diferentes. Escreveu " fiquissamente, " o correto. é "Fixamente" ; o porque / por que ; o certo é calado e não CALADU ; ----impassível e não IMPASSIVEU .//
Não acho que o autor possua domínio da linguagem escrita , ele erra os tempos verbais ;nas pontuações ;não faz parágrafo e nem travessões.
Liziamarcia:
Obrigada pela MR (melhor resposta)
respondido por:
10
Resposta:
De linguagem escrita sim, o texto está bem pontuado. Porém, há relações desconexas: “Era meia-noite. O Sol brilhava.” “o irmão se enforcara num pé de alface.” “pelado com a mão no bolso” “calado dizia” “bola quadrada que gira parada”.
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás