A empresa ADM-ORÇ está passando por importantes transformações atualmente. Devido aos investimentos feitos no ano anterior, a organização passou de pequeno a médio porte em pouco mais de 6 meses. Tais mudanças geraram um grande volume de trabalho, tanto na produção quanto no back office, fazendo com que a empresa realocasse parte dos colaboradores. A equipe de gestão que se dividia nas áreas: administrativa, marketing e financeiro, foi para um novo edifício, visto que o antigo será usado apenas para o escritório de produção e para a linha de produção em si.

Na sequência, estará exposto um desafio a ser enfrentado por um dos colaboradores da empresa. Leia-o e faça o que se pede.

DICA: Este desafio é uma representação do que você pode encontrar no mercado de trabalho e nas práticas cotidianas da profissão, por isso, não se limite apenas aos materiais que foram disponibilizados, faça pesquisas adicionais em livros e na internet. Ao responder, utilize suas palavras e tente ser claro e conciso, pense como se você estivesse na situação descrita. Agora vamos ao desafio!!!

Juliana v.s. Os diferentes tipos de orçamentos e suas filosofias!

Durante a primeira semana de trabalho de Juliana, a 3º contratada para a função de secretária, houve muito trabalho para colocar em dia, documentos para arquivar, organizar a rotina do gerente da linha de produção, Renato, o que incluiu agendar várias reuniões com outros departamentos devido a formatação do planejamento para o ano seguinte. Na sexta-feira dessa semana foi agendada uma reunião geral com outros departamentos para reavaliação de alguns pontos conflituosos, o principal era a revisão do orçamento geral, pois haviam várias reclamações sobre a alocação do capital na empresa. No dia anterior à reunião, Renato convocou Juliana e outros 2 membros da equipe para discutirem previamente o tema orçamento. Após alguns apontamentos, perceberam que seria difícil reduzir o orçamento do departamento. Em contatos feitos com outros departamentos, foi percebido que o mesmo problema ocorreu, cortar custos não era mais uma opção. Em dado momento da reunião, Renato pediu para sua equipe explorar outra possibilidade, a utilização de outra metodologia na formação dos orçamentos. O gerente apresentou as principais formas e pediu para que cada um escolhesse um ou mais métodos e montasse uma apresentação para a manhã seguinte, antes da reunião principal, descrevendo qual seria o mais vantajoso, ou qual combinação apresentaria o melhor resultado para a empresa.

Para auxiliar Juliana, faça em um primeiro momento, um quadro resumindo as principais características positivas e negativas de cada um dos diferentes sistemas orçamentários contidos no livro da disciplina, na unidade V. Em seguida, elabore uma explicação de qual ou quais podem ser usados no caso acima e como devem ser utilizados.
orçamento estàtico, orçamento contínuo, orçamento base zero, orçamento flexível, orçamento por atividade


gmaiellaro: Quais são os tipos de orçamentos descritos na unidade V de seu livro?

Respostas

respondido por: gmaiellaro
1
Orçamento estático: é o mais utilizado, em nosso país. Faz um apontamento a partir de volumes de produção ou vendas pré-fixadas.
Vantagens: agilidade de elaboração e facilidade de follow up.
Desvantagens: não permite espaço para alteração ou, por exemplo, utilizar um espaço do orçamento para o marketing.

Orçamento contínuo: utilizado para cobrir orçamentos em 12 meses. Quando o mês se encerra, o orçamento é revisado.
Vantagens: ideal para empresas com vida útil curta de seus produtos ou mercados voláteis.
Desvantagens: não é ideal para empresas com produtos de longa durabilidade.

Orçamento base zero: não considera os valores de receitas e despesas, iniciando-se do 0.
Vantagens: facilidade em identificar despesas e custos supérfluos ou projeções de vendas desalinhas com o cenário interno atual.
Desvantagens: demanda maior envolvimento de todos os setores.

Orçamento flexível: possui uma faixa de variação de custos,
Vantagens: flexibilidade às mudanças de oferta e demanda do mercado.
Desvantagens: acompanhamento constante. 


Orçamento por atividade: envolve atividades e processos de negócios, não os recursos em despesas.
Vantagens: alteração de produtos e do processo. Reduz custos supérfluos e, desperdícios.
Desvantagens: requer software, treinamento de gestores, amplo conhecimento de orçamento necessário e perda de compromisso e foco gradativo.

O problema que a empresa enfrentou, foi a revisão do orçamento geral. Diante deste quadro, vamos à solução. Como não sabemos o tipo de produto da empresa de Juliana, se os seus produtos tiverem curta vida útil, o orçamento contínuo será o mais indicado. Outra solução, perante o problema de revisão de orçamento, o método de orçamento base zero é o mais indicado, pois toda a empresa já está envolvida com orçamentos e, a partir da aplicação desta metodologia, será possível identificar despesas e projeções de vendas desalinhadas com a realidade da empresa; desta forma, elimina-se a desproporcionalidade dos colaboradores ao elaborarem um orçamento com a expressão de "matar um pardal com um canhão", além de tratar os problemas orçamentários rapidamente. 
Perguntas similares