Num laboratorio de citogenetica, foi realizado um experimento de transferencia nuclear: o nucleo de uma celula do individuo A foi retirado e implantado num ovócito do indivíduo B, cujo nucleo havia sido previamente removido. Caso essa celula se desenvolva ate a formação de um novo individuo, ele teria as caracteristicas de A ou as de B? Justifique.
Respostas
Olá!
De acordo com as informações, a célula B apresentaria características da célula A.
Isso aconteceria, pois a célula B ao ter seu núcleo retirado, teria todas as informações que determinariam as suas características também eliminadas.
Isso se explica pelo fato de que o núcleo contém o material genético, formado por partes que determinam as características fenotípicas de qualquer organismo, também conhecidas como genes.
Ela teria características de A serão a do ser vivo, caso ele se desenvolva.
Esse processo é o mesmo que foi usado para clonar a ovelha dolly, ele é bastante arriscado, pois é difícil da transferência de núcleo dar certo de fato.
Para o processo de clonagem, foi usada células da glândula mamaria de uma ovelha que tinha aproximadamente seis anos de idade.
A técnica utilizada foi a de transferência somática de núcleo.
Tudo indicava que ela viveria menos do que as outras ovelhas, tendo em vista que ela já nasceu com os telômeros mais curtos, substâncias que protegem os cromossomos de danos durante a leitura.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/5307116