• Matéria: Geografia
  • Autor: ale0pame3lleticianac
  • Perguntado 9 anos atrás

O que pode ocorrer na terra, com a diminuição da camada de ozónio

Respostas

respondido por: ildikleicorrea
275
A camada de ozônio situa-se numa faixa de 25 a 30 km da estratosfera - a parte da atmosfera que vai de 12 a 40 km. O oxigênio absorve o excesso de radiação ultravioleta. Foi graças a esta capa protetora que a vida pôde evoluir em nosso planeta. Diminuindo a intensidade da chegada dos UV à superfície, o ozônio evita feridas na pele, câncer e mutações degenerativas. Ele funciona como um agente do sistema imunológico do planeta.
respondido por: pabloribeirolr
79

Com a diminuição da camada de ozônio, maiores quantidades de radiação ultravioleta do tipo B chegarão a superfície do nosso planeta.

Esse tipo de radiação é nocivo à vida, podendo causar as seguintes consequências em seres humanos: perda de visão, aceleração do envelhecimento, desenvolvimento de câncer de pele e supressão do sistema imunológico.

Além disso, também há vários efeitos negativos à vida dos demais animais.

A camada de ozônio está situada na região entre 20 e 35 km de altitude e tem sido destruída pela emissão de substâncias halogenadas contendo átomos de cloro, flúor ou bromo na sua composição que, ao atingirem a camada de ozônio, destroem as moléculas de ozônio.

Em função disso, vários produtos já deixaram se serem utilizados pela população mundial. É o caso do Brometo de Metila que é um gás com ação fumigante e era utilizado em tratamentos fitossanitários no solo e em grãos armazenados, mas que teve seu uso proibido.

Leia mais sobre o assunto aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6626315

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares