nesse texto, durkheim questiona se o suicido e um fato social - pois esse conceito e o objeto estudado pelo sociologo.com base nas caracteristicas do fato social,responda a questao levantada pelo autor.
Respostas
Olá!
O suicídio para Durkheim está ligado as leis sociais e a formação da sociedade através da coerção das camadas superiores a população.
Deste modo, ele não teoriza que o suicídio está atrelado a vontade dos sujeitos, fato que comprova as taxas de suicídio em cada período e condição histórica da humanidade.
Além disso, o poder de coerção da igreja por muito tempo colocou o indivíduo em uma situação de fé intensa, tendo a "salvação" como forma de coagir os indivíduos.
Até mais!
Em sua obra sobre o suicídio Durkheim questiona e conclui que a consumação do suicídio é um fato social, dado que, para o autor o fato social é tudo que refere aos nossos costumes e comportamentos. Sendo assim, só há possibilidade de suicídio quando há uma pressão no indivíduo, frouxidão de normas ou excesso das mesmas.
Características do Suicídio para Durkheim
- Entendia que o suicídio era um descontentamento do indivíduo em relação à vida, onde o mesmo não conseguia encontrar mais felicidade, motivação ou sentido em viver.
- O sociólogo não acreditava que o suicídio é apenas ligado a vontade do indivíduo, dado que isso é comprovado para o mesmo historicamente já que as taxas de suicídio estão atreladas aos acontecimentos históricos da humanidade.
- Foi definido por ele então que haviam três tipos de suicídio, o egoísta, o altruísta e o anômico.
Entenda mais sobre Durkheim aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22805995
#SPJ3