• Matéria: Pedagogia
  • Autor: CreeKetl6eyane7
  • Perguntado 9 anos atrás

A professora Laura começou a trabalhar com uma turma do Ensino Fundamental, em uma escola situada numa comunidade muito carente. Seus alunos apresentam distorção idade/série e, nos anos anteriores, tiveram baixo rendimento escolar.

Após algum tempo, era evidente o progresso dos seus alunos, constantemente estimulados pela professora, que organizava o seu planejamento didático em torno de atividades significativas de leitura e escrita.

Nesta perspectiva, leia as afirmativas a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as verdadeiras.

( ) Como a alfabetização supõe dois momentos bem distintos e isolados: momento do aprendizado da escrita e momento da leitura, a docente trabalhou um momento de cada vez.

( ) Como a leitura oral fluente depende da conquista prévia de boas estratégias de leitura silenciosa e visual, Laura trabalhou com estratégias diversificadas.

( ) A professora procurou compreender o que as crianças pensavam sobre a escrita e como se relacionavam com ela. Essa compreensão propiciou-lhe a elaboração de um bom planejamento.

( ) Seus alunos devem compreender, entre outras coisas, que existe uma relação entre a letra escrita (grafema) e o som pronunciado (fonema).

( ) Como as palavras com o mesmo significado são escritas da mesma forma, ela priorizou o treino ortográfico diário.


V, V, V, V, V


V, F, V, V, F


F, F, V, F, F


F, V, V, V, F


V, V, F, V, F

Respostas

respondido por: xixablues
0
F-F-V-F-F

Ainda assim, estudos na área da alfabetização jamais podem ser avaliadas com Vou F, pois cada processo depende da série que o professor está trabalhando e das situações encontradas no quotidiano escolar.

Uma sala de 3º ano, por exemplo, em que alguns alunos apresentam dificuldade de compreender o sistema alfabético pelo construtivismo, o método fônico pode ser interessante.


Perguntas similares