• Matéria: Português
  • Autor: Ninhohp8
  • Perguntado 9 anos atrás

documentário sobre a vida de Napoleão laureano

Respostas

respondido por: ThaysaVieira1
1
Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914 e faleceu no Rio de Janeiro, a 31 de maio de 1951. Era filho do tenente Floriano Rodrigues Laureano e D. Theophila Bezerra da Silva. Foi casado com D. Marcina Sampaio de Melo Laureano, filha de José Oemio de Melo e Maria Sampaio de Melo. Como filha, o casal adotou Maria do Socorro Sampaio Laureano, nascida no Recife a 18.06.1946.

Em 1943, diplomou-se pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1943, após um curso brilhante, onde se distinguiu entre seus companheiros de turma; foi discípulo do renomado professor Ageu Magalhães, grande anatomo-patologista pernambucano, tendo freqüentado o Serviço Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Especializou-se em cirurgia do câncer.

Logo após sua formatura, voltou a João Pessoa e abriu consultório na rua Barão do Triunfo, 474 – 1º andar. Conforme anúncio publicado no jornal A UNIÃO durante o mês de outubro de 1944, Napoleão Laureano oferecia seus serviços nas seguintes especialidades: Doenças das senhoras, operações, partos, tratamento cirúrgico das cicatrizes e outros defeitos congênitos ou adquiridos. A essa época residia à rua Monsenhor Walfredo, 663, em Tambiá.

Ao lado do Dr. Asdrúbal Marsiglia de Oliveira, Laureano foi dos primeiros médicos paraibanos a se dedicarem ao tratamento do câncer, uma doença maldita e preconceituosa nos anos 40. O canceroso, mesmo entre os profissionais da Medicina, era discriminado. Nem todos se acercavam do paciente com uma dose de humanismo.

respondido por: alissonalves12
0

NAPOLEÃO RODRIGUES LAUREANO




A dor eleva, a dor exalta, a dor diviniza. 
- Guerra Junqueiro

Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914 e faleceu no Rio de Janeiro, a 31 de maio de 1951. Era filho do tenente Floriano Rodrigues Laureano e D. Theophila Bezerra da Silva. Foi casado com D. Marcina Sampaio de Melo Laureano, filha de José Oemio de Melo e Maria Sampaio de Melo. Como filha, o casal adotou Maria do Socorro Sampaio Laureano, nascida no Recife a 18.06.1946.Em 1943, diplomou-se pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1943, após um curso brilhante, onde se distinguiu entre seus companheiros de turma; foi discípulo do renomado professor Ageu Magalhães, grande anatomo-patologista pernambucano, tendo freqüentado o Serviço Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Especializou-se em cirurgia do câncer.Logo após sua formatura, voltou a João Pessoa e abriu consultório na rua Barão do Triunfo, 474 – 1º andar. Conforme anúncio publicado no jornal A UNIÃO durante o mês de outubro de 1944, Napoleão Laureano oferecia seus serviços nas seguintes especialidades: Doenças das senhoras, operações, partos, tratamento cirúrgico das cicatrizes e outros defeitos congênitos ou adquiridos. A essa época residia à rua Monsenhor Walfredo, 663, em Tambiá.Ao lado do Dr. Asdrúbal Marsiglia de Oliveira, Laureano foi dos primeiros médicos paraibanos a se dedicarem ao tratamento do câncer, uma doença maldita e preconceituosa nos anos 40. O canceroso, mesmo entre os profissionais da Medicina, era discriminado. Nem todos se acercavam do paciente com uma dose de humanismo.
Perguntas similares