Além de mostrar que o brasileiro quer mais qualidade, as pesquisas de mercado feitas pela Nielsen têm mostrado às empresas os hábitos, motivações, atitudes e padrões de compra dos consumidores. O cenário em geral é positivo para os fabricantes e varejistas. Espera-se um crescimento, mas um crescimento moderado. Por volta de 2,5% no volume do total de vendas no varejo. Isso vai gerar oportunidades de negócios sempre que eles forem mais competitivos, gerando condições melhores de qualidade e preço. O crescimento será especialmente no setor alimentar. O supermercado de porte médio é o que mais está aumentando. O mercado de farmácias também está mostrando crescimento. E o motor dessa evolução tem sido a inovação e a procura por novos produtos e nichos de mercado.


Também tem o aumento da sofisticação do consumidor. O preço continua influenciando, a diferença é que hoje o consumidor está mais disposto a pagar pela qualidade. Os produtos de maior crescimento nos últimos dois anos têm sido aqueles cujas marcas garantem qualidade. O consumidor identificado como classe C procura por produtos de qualidade, mas ainda não tem todo o dinheiro para pagar altíssima qualidade. É uma classe emergente, onde vemos um nível de bem-estar que está bem acima do que foi há duas décadas. E isso é uma ótima notícia para a indústria e para o varejo. A classe D também está começando a ter acesso a serviços e ao consumo. Será um novo impulso para o consumo no Brasil nos próximos cinco anos, se a economia continuar na direção certa. As classes A e B vão demandar maior sofisticação, vão exigir produtos de maior qualidade. Temos serviços de grande qualidade, mas estão concentrados em grandes cidades. Fora delas, os serviços ainda são fracos.


(Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT290370-16356,00.html)

Ao considerarmos as pesquisas de mercado, utilizadas para compreender o comportamento do consumidor como uma ciência social aplicada com propósitos mercadológicos bem definidos, pode-se afirmar que:

I - O consumo sob o olhar mercadológico não tem como propósito estar “a serviço das empresas” pois o conhecimento gerado seria pouco aplicável.

II - É possível utilizar a pesquisa para compreender o comportamento de consumo de um grupo específico e utilizar o conhecimento adquiro para melhorar as práticas de marketing.

III - O estudo do comportamento do consumidor com um viés mercadológico tem um papel central no processo de marketing, pois nesta perspectiva considera-se o cliente como o desencadeador da cadeia.

IV - Do ponto de vista mercadológico, quanto mais aplicável a pesquisa maior o seu valor para a área de marketing.

Escolha a opção correta:


A Apenas a afirmativa I está correta
B As afirmativas I e II estão corretas
C Apenas afirmativa II e III estão corretas
D As afirmativas II, III e IV estão corretas
E Apenas a afirmativa IV está correta

Respostas

respondido por: giovanagigi081
49
letra D
xsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxsxssxsxsxsxsxs

caiofmoreno: Letra D
respondido por: leticiaparpinelli04
16

Resposta:

d

Explicação:

Perguntas similares