Questão 3/5
“Aborto é saúde pública, é melhoria social
Há uma tendência liberalizante do aborto no mundo. Os países estão mais engajados em prover segurança para a mulher que decide abortar, além de melhorar o planejamento familiar, reduzir taxas de natalidade e diminuir índices de pobreza. De acordo com estudos da ONU, 47 dos 192 países da organização aprovaram leis mais liberalizantes entre 1996 e 2009. Ir contra a maré é um retrocesso econômico, social e de direitos.
A proibição do aborto está intimamente ligada à morte. A Organização Mundial de Saúde estima que aconteçam 20 milhões de abortos inseguros no mundo, resultando em 70 mil mortes. O alarmante é que 95% dessas mortes acontecem em países em desenvolvimento, em que o aborto não é legalizado. O Brasil é um espelho disso. Independente da proibição, aqui são realizados 1 milhão de abortos por ano, sendo que 220 mil deles levam a infecções graves e perfurações no útero, entre outras complicações. A cada dois dias, uma mulher morre por aborto inseguro no nosso país.”
Imagine que vocês estão entre os países que por lei o aborto é proibido, e que você ou sua parceira engravidaram, e por questões financeiras e emocionais não querem ter o bebê. Pense ainda que a decisão de vocês é optar pelo aborto. Vocês estão com medo, mas vão optar pelo aborto clandestino, uma vez que entendem que como vocês não tem condições de criar este filho, trazê-lo ao mundo seria um ato cruel. Partindo do que você já aprendeu sobre ética, o que podemos concluir e inserir no caso acima?
Acerca da relação entre ética e aborto, assinale a opção correta
A
A decisão do casal é uma atitude coletiva e que por lei não apregoa uma atitude ética perante a sociedade brasileira.
B
A decisão é ética pois garante a justiça social, voltando-se para o outro, no caso o feto.
C
O casal, perante o código penal, está cometendo um crime, e perante o direito à vida do feto está agindo de maneira aética.
D
A decisão está dentro das leis do país em que será adotado o aborto.
E
A decisão foi ao encontro de atitudes éticas, pois quando o casal decide não ter filhos por questões financeiras e emocionais, esta atitude vai de encontro com a qualidade de vida que se pretende proporcionar ao bebê quando nascer.
Respostas
respondido por:
31
C) O casal, perante o código penal, está cometendo um crime. Porém isso não seria necessário se o país em questão reconhecesse a importância da legalização
respondido por:
4
Resposta:
Leta: C
Explicação:
Há uma violação tanto do código penal do país em questão que considera crime o aborto, bem como viola-se o direito à vida garantida ao feto.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás