• Matéria: Geografia
  • Autor: pauloavelino567
  • Perguntado 9 anos atrás

Discorra sobre as três classificações do relevo brasileiro,de Aroldo de Azevedo,Aziz Absaber e jurandyr Ross

Respostas

respondido por: miguelsusin55
20
Década de 40: Aroldo Azevedo classificou apenas dois tipos de relevo no Brasil, acima de 200m Planato. Abaixo de 200m como Planície. Seu único critério foi altimétrico. 
 
Década de 80: Absaber também apenas classificou os relevos brasileiros como Planalto ou Depressão. Além do critério altimétrico (Planalto acima de 200m e Planície abaixo de 200m). Entretanto, além desses ele classificou as áreas levando em conta a erosão, e classificou a planície como a área de maior sedimentação. Sendo os critérios Altimétrico, Geológico e Geomorfológico.

Década de 90: Jurandir Rossi: Definiu Planícies como Áreas de maior acumulação e se localizam de 0 a 200m. Planaltos: Acima de 200. Classificou essa unidade como sendo a de maior erosão. Pode ser classificado como Planalto de Escudo Cristalino ou Planalto de Bacia Sedimentar. Também disse que nessas unidades são encontradas serras, morros ou chapadas. E finalmente, classificou a Depressão, como sendo aquela de 0 metros no nível do mar para baixo e disse que estas podem ser classificadas como sendo Periférica (entre terrenos sedimentares e cristalinos) , Marginal (que ocorre apenas em terrenos cristalinos) ou Interplanítica (Depressão entre planatos). Seus critérios de classificação foram Morfoestrutural, Morfoescultural e Morfoclimático.
Perguntas similares