O que Weber chamou de racionalização caracteriza-se pelo triunfo da ciência e da técnica sobre outras formas de organização da vida. Essa racionalização possui aspectos positivos e negativos. Sobre essa temática relacione a Coluna A (aspectos positivos ou negativos) com a Coluna B (consequências desses aspectos).
Coluna A
Coluna B
1. Aspectos positivos
( ) Organiza o conhecimento
2. Aspectos negativos
( ) Excesso de regras e normas
( ) Desenvolvimento da ciência
( ) Perda de autonomia e individualidade
A 1, 1, 2, 2
B 1, 2, 1, 2
C 2, 1, 2, 1
D 2, 2, 1, 1
Respostas
A racionalização, algo que Weber afirma ser uma característica da modernidade ocidental, apresenta como características positivas a organização do conhecimento (que passa a ser acadêmico, divulgado por uma comunidade altamente especializada) e o desenvolvimento da ciência como método explicativo da natureza.
Entre os fatores negativos estão a perda da autonomia e da individualidade (o sujeito perde a liberdade em nome da obrigatoriedade de fazer sempre aquilo que é "melhor") ao viver em uma sociedade cheia de regras e normas que guiam a conduta de todos os indivíduos.
A organização do conhecimento tem como consequência o desenvolvimento da ciência, enquanto que o excesso de regras e normas tem como consequência a perda de autonomia.
A sequência correta é 1,2,1,2, alternativa B.