Respostas
Olá,
A vertente do realismo retrata o homem e a sociedade de maneira crua, sem filtros ou pudor em relação a todas suas impurezas e defeitos. É comum temas como desigualdade social, adultério, ganância e impotência, ambos retratados a fim de evidenciar ou exibir a verdadeira natureza humana.
No realismo as características positivas também são retratadas de formas sutis e a individualidade das ações é enaltecida pelo contexto.
Espero ter ajudado!
O realismo foi uma escola literária que surgiu após o romantismo. Ela ocorreu na segunda metade do século XIX e tinha uma abordagem objetiva da realidade, isto é, se interessou por problemas sociais. Então, o realismo representa uma reação ao subjetivismo do romantismo.
O realismo aponta para todos os problemas da sociedade. Além disso, apresenta o psicológico do ser humano da época.
Outra característica é que a literatura deixa de ser uma distração e torna-se um veículo de crítica às Instituições daquele período, mais especificamente a Igreja Católica e a hipocrisia da burguesia.
Outra crítica que ocorre é à escravidão, preconceitos raciais e referentes à sexualidade. Isso foi tratado com uma linguagem clara, objetiva e direta.
A obra que marcou essa escola foi Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2436088
Espero ter ajudado. Bons estudos!