• Matéria: Biologia
  • Autor: memi123
  • Perguntado 9 anos atrás

quando o ar entra no nosso corpo oque nota-se e quando ele sai 

Respostas

respondido por: PequenaBizzle07
2
Para que a respiração pulmonar ocorra, é necessária a realização de dois movimentos: a expiração e a inspiração. Esses movimentos juntos são chamados de movimentos respiratórios e só são possíveis graças à ação conjunta de músculos intercostais, diafragma e caixa torácica.
Na inspiração, o ar presente no meio move-se para o interior do corpo. Para que isso ocorra, é necessário que o diafragma e os músculos intercostais contraiam-se, levando ao abaixamento do diafragma, alongamento da caixa torácica e elevação das costelas. Esse processo faz com que o volume do tórax aumente e a pressão no interior dos pulmões diminua, ficando, aproximadamente, 2 mmHg abaixo da pressão atmosférica. A diminuição da pressão intrapulmonar causa a entrada de ar nos pulmões.
Na expiração, por sua vez, ocorre a eliminação de ar pelas vias respiratórias. Nesse processo, tanto o diafragma como os músculos intercostais relaxam, fazendo com que a caixa torácica retorne ao seu tamanho normal. Nesse momento, ocorre a retração dos pulmões e o consequente aumento da pressão pulmonar, que chega a 4 mmHg. O aumento da pressão força a saída do ar para o meio.
Perguntas similares