• Matéria: Geografia
  • Autor: abreuzinha1
  • Perguntado 9 anos atrás

o que concentram os espaços considerados metropolitanos do Brasil?

Respostas

respondido por: karollynne246
3
Regiões Metropolitanas

A partir da segunda metade do século XX houve um processo de expansão das áreas urbanas das grandes cidades em direção à periferia; vários municípios tornaram-se um único bloco.
Essa situação caracteriza a conurbação, sistema no qual os problemas de infra-estrutura urbana (transportes coletivos, segurança, moradia, saneamento etc.) e integração socioeconômica devem ser administrados conjuntamente. Exemplo: uma pessoa trabalha e estuda em um município diferente daquele em que mora (e pelo qual paga IPTU).
Esse processo, verificado em várias regiões do país levou o Governo Federal a criar, em 1973, as regiões metropolitanas: “um conjunto de municípios contínuos e integrados sócio-economicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comum”. Cada metrópole é administrada por um Conselho, nomeado pelo governador do estado onde se encontra:
Salvador – 10 municípios
Fortaleza – 9 municípios
Curitiba – 24 municípios
Belém – 5 municípios
Vitória – 5 municípios
Baixada Santista (SP) – 9 municípios
São Luís – 4 municípios
Natal – 6 municípios

Quanto maior e mais diversificada é a atividade econômica, cultural e política de uma cidade, maior é a área na qual se estende seu poder de polarização. São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles nacionais porque concentram quase o país inteiro, uma vez que suas atividades econômicas são de maior porte e mais diversificadas que as das demais capitais do país. Curitiba, Belo Horizonte, Recife e outras capitais estendem suas zonas de influências por áreas territoriais menores e são consideradas metrópoles regionais.
As metrópoles são os maiores centros de polarização do território. Nessa hierarquia urbana há, ainda, as capitais regionais, os centros regionais e as cidades locais; estas últimas polarizam apenas suas respectivas zonas rurais.
Essas cidades que se relacionam no território através de sistemas de transportes e de comunicações formam a rede urbana.
Nas regiões onde as cidades estão dispersas pelo território, ou seja, onde a rede urbana é desarticulada, os níveis de polarização seguem uma hierarquia mais ou menos rígida. Por exemplo, se uma pessoa que mora em uma pequena cidade do interior do Nordeste quiser viajar ao exterior, qual deverá ser o seu percurso? Na maioria das cidades pequenas só existem ônibus que vão para os centros e capitais regionais. Exemplo: não há ônibus direto de Carolina, pequena cidade do Maranhão, para Salvador ou Recife (cidades que possuem aeroportos internacionais).

Perguntas similares