• Matéria: Física
  • Autor: kekeilla
  • Perguntado 9 anos atrás

Pai e filho passeiam de carro. Num dado momento o carro morre. Como a bateria está descarregada, o pai pede ao filho que empurre o carro. Estudante do ensino médio, o filho argumenta: “Não adianta empurrar. Qualquer ação que eu faça será igual e contrária a reação do carro - ele nunca vai sair do lugar!” - Critique essa argumentação.

ME AJUDEM!!

Respostas

respondido por: Krikor
13
Olá, creio que tenho a melhor resposta para sua pergunta!

Esse caso é um par ação e reação!

3º Lei de Newton (ação e reação):
-Mesmo módulo 
-Mesma direção 
-Sentidos opostos  ✓  
-São diretamente dependente  ✓  
-Atuam em corpos diferentes ✓ (uma atua no carro e outra na mão).

Por isso que o carro não fica parado!!!!O menino empurra o carro para frente e o carro empurra o menino para trás, porém essas forças atuam em corpos diferentes e por isso não se anulam, produzindo uma resultante para frente e movendo o carro.

Resumindo: pares ação e reação não se anulam porquê atuam em corpos diferentes!!!

Espero ter ajudado!
respondido por: nayanialvesr
4

Essa argumentação não está correta, pois as forças, nesse caso, atuam em corpos diferentes, e a força de atrito das rodas com o chão possibilita que o carro saia do lugar.

Se o menino empurrar o carro, ele reage com uma força de mesma intensidade, mas com sentido contrário. Isso está correto e é previsto pela Terceira Lei de Newton, a qual dispõe sobre a Ação e Reação. Porém, as forças, nesse caso, atuam em corpos diferentes.  

Além disso, há uma terceira força que age nesse sistema: a força de atrito entre o carro e o chão/solo. Essa força é capaz de permitir que o menino coloque o carro em movimento, pois, quando ele empurra o chão para trás, o chão reage e empurra o carro para frente, permitindo o movimento.

Outra questão sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/408570

Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás