• Matéria: Química
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

Diagrama de Pauli


Oi! Eu gostaria que alguém me explicasse detalhadamente o Diagrama de Pauli. Tenho também outro pedido: observo que, muitas vezes, numa distribuição eletrônica, podem vir a surgir coisas como ''2p³' e eu simplesmente não compreendo, pois os valores das letras são: s (2), p (6), d (10) e f (14). Alguém poderia explicar isso?

Respostas

respondido por: CherryPie
1
Oi! Vamos la. Existem 7 camadas em um átomo, nomeadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Cada uma dessas camadas pode comportar, respectivamente: 2, 8, 18, 32, 32, 18 e 8 elétrons cada uma. Dentro de cada uma dessas camadas, existem 4 subníveis de energia: s, que comporta 2 elétrons, p que comporta 6, d que comporta 10 e f que comporta 14. Quando montamos o diagrama de Pauling, temos que seguir a ordem das diagonais e somando os subníveis até chegar no numero de elétrons que você precisa. 

CherryPie: Acontece que em alguns casos, o valor não fecha certinho. Por exemplo, o Neônio, de número atômico 10, possui configuração eletrônica 1s2, 2s2, 2p6. Os subníveis ficam bem certos. Já o Flúor, de número atômico 9, fica 1s2, 2s2 e 2p5, por que ele possui 9 elétrons, e você precisa por o numero correto. O número de elétrons de cada subnivel não é fixo, e sim representa o número MAXIMO que cada uma comporta, mas nada impede de por menos do que 6, como no caso do subnível p.
Anônimo: Muito obrigada! Era essa mesma a resposta que eu queria! :D
Perguntas similares