Por favor me ajudem , sou péssimo em Literatura!
Texto 1
Muitos dele ou a maioria dos que estavam ali traziam aqueles bicos de osso nos lábios. E alguns dos que eram desprovidos tinham os lábios furados e nos buracos uns espelhos de pau, que pareciam espelhos de borracha; outros traziam três daqueles bicos, um no meio e os dois outros nos lados da boca [...].
Ali entre eles andavam três ou quatro moças, muito novas e muito gentis, com cabelos muito pretos e compridos, caídos pelas espaduas, e suas vergonhas tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as muito bem olharmos, não tinham nenhuma vergonha.
In: CASTRO, Silvio (Org.). A carta de Pero Vaz de Caminha.
Porto Alegre: L&PM, 2000. p. 82.
Texto 2
Andam elas vestidas de rutilantes joias e panos finíssimos, que lhes acentua o donaire do porte, e mal encobrem as graças que, a nenhuma outra cedem pelo torneado e pelo tom. São sempre alvíssimas as donas de cá; e tais e tantas habilidades demonstram, no brincar, que enumerá-las, aqui, seria fastiento porventura; e, certamente, quebraria os mandamentos de discrição, que em relação de Imperator para súbditas se requer. Que beldades! Que elegância! [...] Só pensamos nelas, muito embora não nos descuidemos, relapso, da nossa muiraquitã.
ANDRADE, Mário de, Macunaima: o herói sem nenhum caráter.
Rio de Janeiro: Agir, 2008. p 99-100.
Responda as seguintes questões:
1. Qual é o objeto da descrição do texto 2? Como esse objeto se apresenta?
2. O que há em comum entre o texto de Mário de Andrade e o fragmento lido da carta de Pero Vaz de Caminha?
Respostas
respondido por:
118
1-) o objeto da descrição do TEXTO 2 São as ÍNDIAS ICAMIABAS . No livro Macunaíma, de Mário de Andrade, as icamiabas presenteavam seus amantes, os guacaris, depois do acasalamento, na Festa de Iaci com uma muiraquitã, ( a Índia mais bonita da tribo ) /// 2-) NOS DOIS FRAGMENTOS descrevem as índias .,que o colonizador ficou deslumbrado e as índias icamiabas que MAcunaina exaltava a beleza .
Liziamarcia:
Obrigada pela melhor resposta !!
respondido por:
6
Resposta:
o texto de mario de Andrade procura manter o tom de ingenuidade e delicadeza com que a carta descreve as indiginas.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás