Você está estudando o abolicionismo no Brasil e ficou perplexo ao ler o seguinte documento:
Texto 1
Discurso do deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira – Brasil 1879
No dia 5 de março de 1879, o deputado baiano Jerônimo Sodré Pereira, discursando na Câmara, afirmou
que era preciso que o poder público olhasse para a condição de um milhão de brasileiros, que jazem ainda
no cativeiro. Nessa altura do discurso foi aparteado por um deputado que disse: “BRASILEIROS, NÃO” .
Em seguida, você tomou conhecimento da existência do Projeto Axé (Bahia), nos seguintes termos:
Projeto Axé, Lição de cidadania – 1998 – Brasil
Na língua africana Iorubá, axé significa força mágica. Em Salvador, Bahia, o Projeto Axé conseguiu fazer,
em apenas três anos, o que sucessivos governos não foram capazes: a um custo dez vezes inferior ao de
projetos governamentais, ajuda meninos e meninas de rua a construírem projetos de vida, transformando-
a parte cultural do Axé. Os meninos participam da banda mirim do Olodum, do Ilé Ayê e de outros blocos,
A receita do Axé é simples: competência pedagógica, administração eficiente, respeito pelo
menino, incentivo, formação e bons salários para os educadores. Criado em 1991 pelo advogado e
pedagogo italiano Cesare de Florio La Rocca, o Axé atende hoje a mais de duas mil crianças e
A cultura afro, forte presença na Bahia, dá o tom do Projeto Erê (entidade criança do candomblé),
Todas as atividades são remuneradas. Além da bolsa semanal, as crianças têm alimentação,
58 Com a leitura dos dois textos, você descobriu que a cidadania:
(A) jamais foi negada aos cativos e seus descendentes.
(B) foi obtida pelos ex-escravos tâo logo a abolição fora decretada.
(C) nâo era incompatível com a escravidão.
(D) ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros.
(E) consiste no direito de eleger deputados.
Respostas
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8
Boa tarde, eu marcaria letra D.
respondido por:
3
Resposta:
Resposta correta: letra D - ainda hoje continua incompleta para milhões de brasileiros.
Explicação:
Após a leitura dos dois textos podemos concluir que após a abolição (1888) não houve a preocupação dos governos de reparar as desigualdades geradas pelo processo de escravidão. As consequências resultam na ausência de cidadania e direitos para muitos brasileiros ainda hoje.
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