Para Paludo e Procopiuck (2011, p. 82), o Planejamento Estratégico Governamental é o planejamento realizado pelos governos federal, estadual e municipal, e também aquele realizado por todos os gestores de órgãos, entidades e unidades administrativas que desempenham alguma função pública.
ssim como ocorre na iniciativa privada, o planejamento governamental compreende todo o processo de gestão dos recursos públicos e das atividades dos órgãos e entidades da administração pública. Ele inclui a definição da missão e da visão das organizações, a definição de objetivos, a escolha de estratégias, a elaboração e a implantação dos planos (estratégicos, táticos e operacionais), com objetivos e metas a atingir. Esse processo inclui mecanismos de acompanhamento e avaliação do desempenho e dos resultados alcançados, e também a capacitação e a motivação dos colaboradores do empreendimento. (Paludo; Procopiuck, 2011, p. 85)

Assinale como verdadeiros (V) os instrumentos que constituem o ciclo de planejamento e orçamento público brasileiro, ou ciclo de gestão, e como falsos (F) os instrumentos que não o constituem:

( ) PPA

( ) LDO

( ) LOA

( ) LRF

Respostas

respondido por: lakissnerKissner
13
resposta certa é   V_V_V_F

conceican: gentileza informar a pag do livro que se encontra a resposta
respondido por: samueldealmeidalins
5

(V) PPA Verdadeiro. O Plano Plurianual estabelece metas e diretrizes que devem ser seguidas por um determinado governo no período dos próximos quatro anos, é aprovado por lei e obriga o governo a planejar ações e orçamentos para que se mantenham de acordo com ele.

(V) LDO

Verdadeiro. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma ferramenta para orientar a elaboração de orçamentos de um governo ou órgão público.

(V) LOA

Verdadeiro. A Lei Orçamentária Anual estabelece o orçamento das receitas e despesas para o ano seguinte, e busca contemplar o que é estabelecido tanto pelo PPA quanto pela LDO.

(F) LRF

Falso. A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe determinados limites para os gestores de governos, é um instrumento de limitação, e não de planejamento.

Perguntas similares