• Matéria: Geografia
  • Autor: Tetiliaa
  • Perguntado 9 anos atrás

descreva a industrialização inglesa

Respostas

respondido por: WelintonVieira
2
Revolução Industrial Inglesa

A Revolução Industrial Inglesa teve início em consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos que ocorreram na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.

Causas da Revolução Industrial Inglesa

A Inglaterra era um país unificado com uma situação política relativamente estável, livre de tarifas alfandegárias e com sistema de seguro e infra estrutura bancária bem estabelecidos.

No século XVIII tornou-se uma potência econômica internacional dominante e acumulou grandes somas de capital. Além disso, o grande número de portos naturais e rios navegáveis, muitos ligados por novos canais significava que o consumo interno e o internacional estavam facilmente interligados.

A existência de mão de obra abundante e barata foi também importante para o desenvolvimento da indústria. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade.

Ao mesmo tempo grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por poderosos proprietários rurais, e migravam para a cidade.

A burguesia inglesa pode contar ainda com o crescente império colonial. Na segunda metade do século XVIII, depois de vencer os franceses, a Inglaterra passou a ter a hegemonia naval. Por essa época as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.


Espero ter ajudado :D

WelintonVieira: Em relação ao modo de produção, podesse afirmar que as pessoas que trabalhavam no meio rural, foram para as cidades trabalhar nas indústrias, ou seja, passamos de uma produção de manufatura, para uma produção maquinofatura...
WelintonVieira: É importante ressaltar que os operários trabalhavam mais de 16 horas diárias, sem remuneração justa e digna. Dai que surge o socialismo criado por Karl Marx e Friedrich Engels na obra Manifesto Comunista (1848), e sistematizada em O Capital 
WelintonVieira: E não se tinha aquele " preciosismos" com o empregado, se durante as suas tarefas se machucasse, seja ficando alejado, ou inapto a sua função, era descartado, e colocado outro operário no lugar, o o funcionário inapto, estaria condenado, pois não trabalharia, nao receberia pensão, seu fim era a morte, ou a extrema miséria
WelintonVieira: Cansei de digitar -,-
WelintonVieira: a exploração do trabalho infantil também entra aí, o trabalho da mulher também... (MAIS OLHA QUE INJUSTO) Alem de receber pouco, recebiam metade do que os homens, ou seja, mulheres e criança, tinham a sua remuneração metade a do homem
Perguntas similares