• Matéria: Biologia
  • Autor: rafaellafg
  • Perguntado 9 anos atrás

Em galináceos, foram observados quatro tipos de cristas: rosa, ervilha, simples e noz. Quando aves homozigóticas de crista rosa foram cruzadas com aves de crista simples, foram obtidas 75% de aves com crista rosa e apenas 25% com crista simples. Do cruzamento de aves homozigóticas de crista ervilha com aves de crista simples foram obtidas 75% de aves com crista ervilha e apenas 25% com crista simples.

Quando aves homozigóticas de crista rosa foram cruzadas com aves homozigóticas de crista ervilha, todos os descendentes F1 apresentaram um novo tipo de crista, o tipo noz. Na F2, produzida a partir do cruzamento de indivíduos F1, foi observado que, para cada 16 descendentes, nove apresentavam crista noz, três, crista rosa, três, crista ervilha e apenas um apresentava crista simples. Esses dados indicam que, na herança da forma da crista nessas aves, tem-se um caso de:



a) Pleiotropia, em que quatro alelos de um loco estão envolvidos.

b) Interação gênica entre alelos de dois locos distintos.

c) Epistasia dominante e recessiva.

d) Herança quantitativa.

e) Alelos múltiplos.

Respostas

respondido por: viniciushenrique406
137
Isso é interação gênica, quando duas ou mais características de seus genitores se expressam simultaneamente no indivíduo, cada uma condicionada por um alelo dominante diferente e de segregação independente, quando temos uma cruza duplo-heterozigótica (2 pares de alelos com segregação independente) eles agem em conjunto na determinação de uma característica, entende? é como se eles misturassem ambas as características, como nota-se na formação da crista do tipo noz. 
Perguntas similares