Respostas
Olá, boa tarde!
As Teorias Clássica e as Teorias da Administração Científica posuem pontos em comum, contudo, também apresentam diferenças bastante significativas entre si.
A Administração Científica envolve os conceitos trazidos por Taylor e possuem grande ligação com a Revolução Industrial.
Seus principais aspectos abrangem a divisão do trabalho com vistas a garantir a eficiência máxima da produção, o estudo dos tempos e movimentos que otimizam o processo produtivo, o trabalho repetitivo e rotineiro e a visão do homem (operário) cuja única motivação para o trabalho seria a contraprestação financeira.
Também é dessa Teoria a célebre frase: " o homem como apêndice da máquina", o que quer dizer que o operário não possuía importância em si mesmo, pois era visto apenas como um mero coadjuvante da máquina na linha de produção.
Um exemplo clássico que ilustra muito bem essa Teoria de Taylor é o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Muitas empresas que utilizam o sistema de linhas de produção fazem uso dos princípios da Administração Científica de Taylor, tais como as montadoras de carros, por exemplo.
A Teoria Clássica surgiu paralelamente e teve como grande expoente Henri Fayol.
Ao contrário da Teoria da Administração Científica, que concentrou os seus estudos na divisão do trabalho e na mecanização da produção, a Teoria Clássica começou a vislumbrar as funções do administrador, traduzidos por planejar, organizar, comandar e controlar.
Além disso, Fayol também observou a organização como um todo e dividiu-a em seis departamentos (departamentalização) que comprendiam as funções básicas da empresa, a saber: as técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contáeis e administrativas, diferentemente de Taylor que não havia contemplado isso em seus estudos.
Outras características surgem com Fayol em sua Teoria, que contemplam a unidade de comando (gerência), a ordem, a hierarquia, a remuneração, a equidade, a autoridade e a responsabilidade, além de um novo item que é o espírito de equipe, algo que não havia nos estudos de Taylor.
Como se vê, a Teoria Clássica evoluiu muito em relação à Teoria da Administração Científica.
Contudo, esta última foi e é importantíssima para a Administração, pois ela iniciou os estudos sobre as questões da produção e de como melhorar os processos.
Um ponto em comum entre as duas é que ambas são Teorias de sistemas fechados, isto é, não consideram o meio ambiente externo à organização como fator importante. Suas Teorias enxergam somente a empresa como se ela estivesse isolada.
Espero ter ajudado!
A principal diferença entre a teoria clássica e teoria da administração científica é que a teoria científica considera os fluxos de trabalho e as melhorias da eficiência dos operadores numa organização, enquanto que a teoria administrativa considera estilos e atividades de gestão que ajudam a alcançar o máximo rendimento.
A teoria da administração científica, afirma que os postos de trabalho devem ser concebidos de modo a que cada trabalhador tenha uma tarefa bem especificada e bem controlada e que os procedimentos e métodos específicos para cada posto de trabalho devem ser rigorosamente seguidos.
Visto que, está diretamente relacionado a teoria de Taylor, na qual, assenta numa crença fundamental de que os gestores não só são intelectualmente superiores ao trabalhador médio, mas que têm um dever positivo de supervisionar o pessoal e organizar as suas atividades de trabalho.
Já a teoria clássica, surgiu da necessidade de encontrar diretrizes para a gestão de organizações tão complexas como as fábricas. Acreditava-se que a boa prática de gestão se enquadra em certos padrões que podem ser identificados e analisados, sendo possível planejar, organizar, comandar e controlar.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/11888021
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)