Respostas
Arquivo
Os vírus de arquivo se anexam aos arquivos do computador. Geralmente, esse tipo de malware costuma infectar arquivos executáveis do Windows, como os arquivos “.com” e “.exe”. Para que o vírus faça efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.
Backdoor
São os chamados vírus da "porta de trás", uma tradução para o inglês “backdoor”. Eles aparecem escondidos em arquivos baixados em páginas ou e-mails. Quando o usuário executa esse arquivo, ele libera o vírus, que por sua vez, abre uma porta para o hacker. Desse modo, o cibercriminoso pode controlar a máquina infectada.
Boot
Os vírus de boot infectam os arquivos de inicialização dos disquetes e discos rígidos dos computadores. Eles costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário acesse o computador.
Hoax
O hoax é um vírus boato. Ele espalha mensagens sobre pragas online e geralmente são inofensivos, porém são capazes de deixar os computadores bem mais lentos.
Mutante
O vírus mutante está programado para dificultar a ação do antivírus, fazendo com que o programa de segurança tenha dificuldades em encontrar as ameaças no dispositivo. Toda vez que alguém o executa, ele sofre uma alteração, fazendo com que a sua captura seja mais difícil.
Polimórfico
Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.