Respostas
Como um bom representante dos rios mineiros, podemos apontar o rio Jequitinhonha, que possui a nascente estabelecida no Pico do Itambé. A sua nascente em meio a Serra do Espinhaço possibilita que o curso aponte em direção a Belmonte, no estado da Bahia, onde deságua.
O rio Jequitinhonha pertence a bacia hidrográfica Jequitinhonha, que apresenta quase que a totalidade de sua extensão inserida na região Sudeste, representando aproximadamente 94,3% de sua área, sendo a porcentagem complementar correspondente a região Nordeste.
Mas é importante ressaltara que as demais bacias também são de grande importância e podemos dizer que os principais rios do estado de Minas Gerais pertencem as seguintes bacias:
--> Bacia hidrográfica do rio São Francisco;
--> Bacia hidrográfica do Atlântico Leste;
--> Bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste.
Minas Gerais é o único estado da Região Sudeste que não tem extensões no litoral, contudo, é cortada por vários rios, entre os quais podemos destacar:
- Rio Jequitinhonha deságua em Belmonte (Bahia): pertence a bacia hidrográfica Jequitinhonha.
- Rio das Velhas deságua no Rio São Francisco: tem nascentes na cachoeira das Andorinhas (Ouro Preto)
- Rio São Francisco deságua no oceano Atlântico: é um dos mais importantes cursos d'água, não só de Minas Gerais, mas do Brasil e da América do Sul.
- Rio Cipó deságua no Rio Paraúna: tem sua nascente no interior do Parque Nacional Serra do Cipó.
Bons estudos!