Respostas
Na dialética platônica para você chegar a algum conhecimento primeiro era afirmado algo e logo depois era feito uma contra afirmação e diante disso chegava-se a um outra afirmação resultante do conflito das duas primeiras.
Já na lógica aristotélica silogística a conclusão não era resultado de contraposição de ideias e sim consequência das premissas usadas. A lógica de Aristóteles se preocupava em encontrar leis ou regras que permitissem aceitar a conclusão, usava a lógica como instrumento ou ferramenta.
A principal diferença entre a dialética platônica e a analítica aristotélica é que a dialética tende, idealmente, ao racionalismo puro e a analítica, pelo contrário, se constrói por meio da observação empírica.
Esta diferença criou um "racha" na filosofia clássica grega e é a causa da famosa frase atribuída a Aristóteles: "sou amigo de Platão, mas sou mais amigo da verdade".
Em termos gerais, Platão defendia que existia duas "naturezas", uma sensível e outra inteligível, de modo que cabia ao sábio se afastar do sensível - dos sentidos - e se guiar somente pelo inteligível - a racionalidade pura - para evitar ser enganado pelas percepções. Aristóteles, na contramão, acreditava que era impossível aprender qualquer coisa sobre a natureza que não fosse pela via sensível, de modo que considerava o modelo platônico fundamentalmente equivocado.
Mais sobre as diferenças entre ambos os pensadores em:
https://brainly.com.br/tarefa/2444832