Respostas
Para empreender as viagens, os povos da península Ibérica precisavam desenvolver instrumentos, pesquisar sobre rotas ou seja aprender sobre como viajar com longas distâncias possível apenas com a fundação da Escola de Sagres, pelo infante D. Henrique no século XV, cada viagem oferecia desafios para serem vencidos, pois enfrentariam o desconhecido, tudo isso graças aos estudos de outras culturas, como os chineses ou islâmicos, vamos conhecer hoje alguns destes instrumentos.
Astrolábio: O astrolábio é um antigo instrumento astronômico utilizado para localizar o Sol e as Estrelas do céu. Ao colocarem os
componentes móveis em determinada data, a posição dos astros estará representada. O astrolábio marítimo servia para determinar a latitude de um barco no mar, por meio da medida da Altitude do Sol ao meio dia.
Bússola: É um instrumento que define a direção dos pontos cardeais, a sua agulha sempre o polo magnético do Hemisfério Norte.
Originalmente uma invenção chinesa que fora aperfeiçoada pelos portugueses para o uso na navegação.
Quadrante: É um instrumento náutico datado de 1460, era usado para calcular a altura dos astros, determinando assim a latitude do ponto de partida e o lugar onde estava o barco.
Balestilha: Foi um instrumento fundamental para a Expansão Marítima moderna, utilizado para medir em graus a altura que o une o horizonte ao astro, e desta forma, determinar os pontos cardeais.
Caravela: Foi o tipo de embarcação que permitiu as grandes viagens oceânicas da época moderna. Desenvolvida pelos portugueses, pesava entre 50 a 100 toneladas e tinha cerca de 30 metros de comprimento. Possuía entre dois a quatro mastros que possibilitou seguir viagens por todo o mundo e cruzar águas profundas.
Sextante: Era usado para medir a abertura angular entre a vertical de um astro e o horizonte para fins de posicionamento do navio
no globo.
Portulano: É um antigo sistema de localização de pontos (daí o nome) feito em representação gráfica ou figurada, aperfeiçoado
e utilizado pelos portugueses desde o século XIII. Anterior às medições de longitudes e latitudes, esse sistema permitia a navegação apenas com o uso de bússola e foi importante para as viagens costeiras. (e pq tipo tem varios e vc ver ai qual e tlgd )
INSTRUMENTOS NÁUTICOS
ASTROLÁBIO.
QUADRANTE.
BÚSSOLA.
BALESTILHA.
CARAVELA.
NAU.
MAPA – PORTULANO.