Respostas
A data em que se comemora a fundação da cidade de São Paulo corresponde ao dia da inauguração do colégio dos jesuítas no planalto de Piratininga, ou seja, 25 de janeiro de 1554. Os padres da Companhia de Jesus, dentre os quais José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, haviam então escalado a Serra do Mar em busca do local ideal para a construção do colégio e encontraram no planalto as melhores condições: clima temperado como da Europa, terra fértil e abundância de água devido aos rios Tamanduateí e o Anhangabaú. Por se tratar de uma colina alta e plana, também eram boas as condições de segurança.
Dessa forma, os colonizadores portugueses instalados na Vila de Santo André da Borda do Campo, constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região, logo se transferiram para o planalto, formando ao redor do colégio jesuíta o povoado de São Paulo de Piratininga. A vila foi batizada em homenagem à conversão do apóstolo São Paulo que ocorreu no dia 25 de janeiro.
Atualmente, a cidade de São Paulo é uma grande metrópole que recebeu o status de principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. Seus pontos turísticos se destacam pela beleza e grandiosidade, entre eles o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Museu do Ipiranga.