• Matéria: Português
  • Autor: saridgabibisga
  • Perguntado 9 anos atrás

Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios de análise e interpretação da música "Brasil", de Cazuza.Leia a música "Brasil", de Cazuza:Não me convidaramPra esta festa pobreQue os homens armaramPra me convencerA pagar sem verToda essa drogaQue já vem malhadaAntes de eu nascer...Não me ofereceramNem um cigarroFiquei na portaEstacionando os carrosNão me elegeramChefe de nadaO meu cartão de créditoÉ uma navalha...Brasil!Mostra tua caraQuero ver quem pagaPra gente ficar assimBrasil!Qual é o teu negócio?O nome do teu sócio?Confia em mim...Não me sortearamA garota do FantásticoNão me subornaramSerá que é o meu fim?Ver TV a coresNa taba de um índioProgramadaPrá só dizer "sim, sim"(...)Grande pátriaDesimportanteEm nenhum instanteEu vou te trairNão, não vou te trair...(...)# Exercícios:1. As letras de música aproximam-se de poemas. Cada estrofe do poema lido corresponde a uma parte, em que o tom do eu-lírico se modifica. Em qual delas se faz uma invocação?2. Até o verso 14, o eu-lírico narra ocorrências das quais foi excluído.a) Qual o primeiro desses acontecimentos?b) Os agentes desse acontecimento aparecem através de um substantivo que os torna vagos, indeterminados. Qual?c) Que objetivo tinham esses agentes?3. Qual a consequência, para o eu-lírico, de ter ficado "fora de festa"?4. Na segunda estrofe o eu-lírico dirige-se ao país, fazendo um pedido, duas perguntas e uma súplica. Identifique essas três manifestações do eu-lírico.5. A última estrofe, na sua quase totalidade, retoma o mesmo tom da primeira.a) Nos seis primeiros versos desta estrofe o eu-lírico enumera outras coisas das quais foi excluído. Cite-as.b) Que pergunta o eu-lírico se faz diante disso?6. O tom dos três últimos versos dessa estrofe aproxima-se do tom da segunda estrofe: o eu-lírico faz uma invocação e uma proposta. Que proposta é essa?7. O poeta empresta sua voz para se expressar como um eu-lírico pertencente a uma classe social. Qual?8. Que expressão da primeira estrofe revela que a miséria é uma "herança" social para o eu-lírico?9. No terceiro verso do poema, a palavra "homens" esconde a identidade:a) de todas as pessoas b) da classe dirigentec) dos pobres d) dos guardadores de carros10. "Brasil, mostra a tua cara". A palavra em destaque metaforiza:a) rosto b) verdadeira identidade

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
222

Respostas 1 e 2

1. No conjunto de versos compreendidos entre a frase 'Brasil! Mostra tua cara' e a frase 'Confia em mim', é feita a invocação da elite brasileira numa metonímia representada pelo nome do próprio país, 'Brasil', que é a todo o tempo utilizado como vocativo na música.

2. a) O primeiro dos acontecimentos de que o eu-lírico da canção se sente excluído é, de acordo com o próprio, a 'festa' para a qual não foi convidado.

b) Utiliza-se o termo genérico 'os homens' para mencionar os agentes da situação mencionada no item anterior.

c) Os agentes mencionados no item anterior tinham como objetivo armar tal 'festa' com o intuito de convencê-lo a pagar por algo que, na sua visão, não lhe cabe.

Respostas 3 e 4

3. As consequências apontadas pelo locutor da canção Brasil, interpretada por  Cazuza, que sucederam ao fato de o próprio não ter sido convidado para a festa, foram não terem oferecido-lhe sequer um cigarro, tê-lo relegado à função de guardar carros e não terem o elegido chefe de nada.

4. O pedido feito pelo eu-lírico na canção é "Brasil, mostra tua cara!", as duas perguntas por ele feitas posteriormente são "Brasil, qual é o teu negócio?" e "Qual o nome do teu sócio?" e, por fim, a súplica com que encerra a estrofe é "Confia em mim!".

Respostas 5 e 6

5. As novas situações de que o eu-lírico da música se vê excluído são o fato de não lhe terem dado o título de 'Garota do Fantástico', o fato de não lhe terem oferecido suborno e o fato de não lhe terem dado a oportunidade de assistir TV a cores que diz apenas 'sim' na taba de um índio.

6. O sujeito invocado pelo eu-lírico por meio da expressão 'Grande pátria desimportante' é o mesmo apontado na Resposta 1. A esse vocativo, o locutor faz uma proposta: que o Brasil confie nele, pois ele não vai o trair.

Respostas 7 e 8

7. O eu-lírico da canção 'Brasil', de Cazuza empresta sua voz a um representante das classes mais desprestigiadas do estamento social.

8. No trecho "(...) pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer", está presente uma expressão que indica o pensamento do eu-lírico inclinado à perspectiva apresentada no enunciado do exercício, que afirma que a miséria é uma herança social para ele. A expressão, sublinhada na transcrição do trecho, é "que já vem malhada antes de eu nascer".

Respostas 9 e 10

9. No terceiro verso da canção, o termo generalista 'homens' (do qual trata-se na resposta do Item B da Questão 2) oculta a identidade dos representantes das classes de elite. Logo, está correta a alternativa B) da classe dirigente.

10. No verso 'Brasil, mostra a tua cara', que é o refrão da música e abre a segunda estrofe de sua letra, a expressão sublinhada - 'tua cara' - pede que o grupo de pessoas a quem o eu-lírico se dirige por meio da metonímia Brasil mostre o seu caráter real, a sua B) verdadeira identidade.

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Anexos:
respondido por: heloamagaby
29

Resposta:

Respostas 1 e 2

1. No conjunto de versos compreendidos entre a frase 'Brasil! Mostra tua cara' e a frase 'Confia em mim', é feita a invocação da elite brasileira numa metonímia representada pelo nome do próprio país, 'Brasil', que é a todo o tempo utilizado como vocativo na música.

2. a) O primeiro dos acontecimentos de que o eu-lírico da canção se sente excluído é, de acordo com o próprio, a 'festa' para a qual não foi convidado.

b) Utiliza-se o termo genérico 'os homens' para mencionar os agentes da situação mencionada no item anterior.

c) Os agentes mencionados no item anterior tinham como objetivo armar tal 'festa' com o intuito de convencê-lo a pagar por algo que, na sua visão, não lhe cabe.

Respostas 3 e 4

3. As consequências apontadas pelo locutor da canção Brasil, interpretada por  Cazuza, que sucederam ao fato de o próprio não ter sido convidado para a festa, foram não terem oferecido-lhe sequer um cigarro, tê-lo relegado à função de guardar carros e não terem o elegido chefe de nada.

4. O pedido feito pelo eu-lírico na canção é "Brasil, mostra tua cara!", as duas perguntas por ele feitas posteriormente são "Brasil, qual é o teu negócio?" e "Qual o nome do teu sócio?" e, por fim, a súplica com que encerra a estrofe é "Confia em mim!".

Respostas 5 e 6

5. As novas situações de que o eu-lírico da música se vê excluído são o fato de não lhe terem dado o título de 'Garota do Fantástico', o fato de não lhe terem oferecido suborno e o fato de não lhe terem dado a oportunidade de assistir TV a cores que diz apenas 'sim' na taba de um índio.

6. O sujeito invocado pelo eu-lírico por meio da expressão 'Grande pátria desimportante' é o mesmo apontado na Resposta 1. A esse vocativo, o locutor faz uma proposta: que o Brasil confie nele, pois ele não vai o trair.

Respostas 7 e 8

7. O eu-lírico da canção 'Brasil', de Cazuza empresta sua voz a um representante das classes mais desprestigiadas do estamento social.

8. No trecho "(...) pagar sem ver toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer", está presente uma expressão que indica o pensamento do eu-lírico inclinado à perspectiva apresentada no enunciado do exercício, que afirma que a miséria é uma herança social para ele. A expressão, sublinhada na transcrição do trecho, é "que já vem malhada antes de eu nascer".

Respostas 9 e 10

9. No terceiro verso da canção, o termo generalista 'homens' (do qual trata-se na resposta do Item B da Questão 2) oculta a identidade dos representantes das classes de elite. Logo, está correta a alternativa B) da classe dirigente.

10. No verso 'Brasil, mostra a tua cara', que é o refrão da música e abre a segunda estrofe de sua letra, a expressão sublinhada - 'tua cara' - pede que o grupo de pessoas a quem o eu-lírico se dirige por meio da metonímia Brasil mostre o seu caráter real, a sua B) verdadeira identidade.

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