• Matéria: Psicologia
  • Autor: jfabio805
  • Perguntado 9 anos atrás

José, gestor da área de vendas da organização X, gosta muito de abordar sobre o tema de redução de custos para os seus colegas de equipe. Já foi convidado várias vezes para apresentar palestras em outras empresas, em uma dessas palestras relatou o seguinte caso:
Ao apresentar um planejamento para redução de custos no departamento administrativo no local onde trabalha, um dos colaboradores do setor apresentou um comportamento inadequado ao saber que deveria mudar sua rotina de trabalho para aderir ao novo plano de redução de custos.
Assim, quando José relatou esse fato, segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, pode-se afirmar que:

ALTERNATIVAS

José retirou conteúdos do inconsciente e levou para a consciência.


José retirou conteúdos do inconsciente e levou para o pré-consciente.


José retirou conteúdos do pré-consciente e levou para o consciente.


José retirou conteúdos do consciente e levou para o pré-consciente.


José retirou conteúdos do consciente e levou para o inconsciente.

Respostas

respondido por: diegoneuskens
8
Creio eu que os conteúdos do pré-consciente foram trazidos ao consciente. O colaborador pode não gostar de mudanças (pré-consciente) e tinha comportamentos conscientes coerentes com isso: açoes que seguem uma rotina. A proposta de José pretendia alterar a realidade concreta do colaborador (consciente), que tinha origem nos gostos (pré-consciente), logo algo nele foi estimulado que ia contra o conforto dele, entao ele conscientemente reagiu inadequadamente.

manunsj: então você acha que e consciente para pré consciente
diegoneuskens: Eu acredito que seja de pré-consciente para consciente, mas devo alertar que minha resposta é puramente intuitiva baseada em generalidades que li sobre o assunto.
cassia2415: Resposta letra C - José retirou conteúdos do pré-consciente e levou para o consciente.
Perguntas similares