Criar um programa Java não é nenhum "bicho de 7 cabeças", todavia, não é algo trivial. Para desenvolver qualquer aplicação Java, é necessário que o programador possua conhecimento suficiente para tal. E quando eu digo conhecimento suficiente, me refiro à toda arquitetura do Java. É preciso saber como o Java funciona, como ele é estruturado, como ele compila seus executáveis e como seus executáveis são interpretados pela JVM. Além disso, é necessário conhecer a linguagem Java, o que não é uma tarefa fácil, tendo em vista que ela é fundamentada no paradigma da orientação a objetos, o que torna o aprendizado da linguagem mais complexo, pois além dos conceitos da linguagem, é preciso saber os conceitos da POO (Programação Orientada a Objetos).
Utilizando os conceitos básicos abordados no livro de Programação I, escreva um programa que seja capaz de atender aos seguintes requisitos:
1)Ler, do usuário, os seguintes itens:
Nome(String), Idade(int), gênero(char[M ou F]), telefone(String), endereço(String), cpf(String), rg(String), bairro(String), cidade(String), uf(String), ra (se for um aluno)(String), curso (se for aluno)(String), rp(se for professor)(String), disciplina ministrada(se for professor)(String), salário(se for professor)(double).
2) É necessário criar uma classe chamada "Aluno", que possua os atributos de alunos.
3) É necessário criar uma classe chamada "Professor", que possua os atributos de professores.
4) É necessário criar uma classe chamada "Pessoa", que possua os atributos comuns entre Alunos e Professores.
5) A classe Pessoa deve possuir um método que sobrescreva o método "toString", de modo que imprima todos os dados de Pessoa.
6) Utilize o polimorfismo, para que a classe Aluno possa sobrescrever o método "toString", de modo que delegue à superclasse a escrita dos atributos da classe Pessoa e faça a impressão dos métodos exclusivos da classe Aluno.
7) Utilize o polimorfismo, para que a classe Professor possa sobrescrever o método "toString", de modo que delegue à superclasse a escrita dos atributos da classe Pessoa e faça a impressão dos métodos exclusivos da classe Professor.
8) Crie um método com o nome de identificação na classe Principal, que possa ser chamado sem a necessidade de instanciar um objeto (ou seja, diretamente da classe). Esse método não deve receber parâmetros e deve imprimir a seguinte mensagem: "Nome do Aluno - RA do Aluno".
9) O usuário, ao inserir os dados, deve digitar 1 para inserir um Aluno ou 2 para inserir um Professor. Após selecionar o que quer inserir, deve-se apresentar os campos a serem inseridos do respectivo cadastro, ou seja, se for 1, todos os dados de Aluno, se for 2, todos os dados de professor. Os dados devem ser inseridos em uma variável do tipo selecionado.
10) Após inserir os dados, o sistema deve imprimir os mesmos.
11) Regras a serem seguidas:
a) Não é permitido o cadastro de alunos menores de 18 anos. Deve-se mostrar uma mensagem solicitando que entre com a idade aceitável
b) Não é permitido o cadastro de professores menores de 21 anos. Deve-se mostrar uma mensagem solicitando que entre com a idade aceitável;
12) O Aluno deve criar o projeto com o número do seu RA completo e posteriormente compactá-la para envio junto ao TEMPLATE.
Respostas
respondido por:
0
esta pergunta ta difícil
de responder
de responder
rralvess:
nao sabe entao?
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás