Respostas
Crônica é um gênro textual com poucos personagens identificados, este texto possui como fato inicial um a situação do dia a dia onde um conflito quebra a tranqüilidade da personagem, ao fim, o conflito é resolvido.
Crônica Lírica ou Poética: Em uma linguagem poética e metafórica o autor extravasa sua alma lírica diante de episódios sentimentais, nostálgicos ou de simples beleza da vida urbana, significativos para ele.
Crônica de Humor: Apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos em forma de um comentário, ou de um relato curto.
Crônica-Ensaio: Apesar de ser escrita em linguagem literária; ter um espírito humorístico e valer-se, inclusive, da ficção; este tipo de crônica apresenta uma visão abertamente crítica da realidade cultural e ideológica de sua época, servindo para mostrar o que autor quer ou não quer de seu país.
Crônica Descritiva: Ocorre quando uma crônica explora a caracterização de seres animados e inanimados, num espaço vivo, como numa pintura.
Crônica Narrativa: Tem por base uma história - às vezes, constituída só de diálogos - que pode ser narrada tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Por essas características, a crônica narrativa se aproxima do conto; por vezes até confundida com ele.
Crônica Dissertativa: Opinião explícita, com argumentos mais "sentimentalistas" do que "racionais" - em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil aumenta no Brasil", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo". Exposto tanto na 1ª pessoa do singular quanto na do plural.
Crônica Reflexiva: Reflexões filosóficas sobre vários assuntos. Apresenta uma reflexão de alcance mais geral a partir de um fato particular.
Crônica Metafísica: Constitui-se de reflexos filosóficos sobre a vida humana.