• Matéria: Português
  • Autor: mari825
  • Perguntado 9 anos atrás

sobre o mito do rei Midas, o que ele significa? Ou seja, o que aprendemos com o mito? Ou ainda melhor, o que o mito busca explicar?

Respostas

respondido por: BiaahDrew
3

Midas era um rei lendário da Frígia, na Ásia Menor. Um dia, quando Dioniso, deus do vinho, da inspiração e do delírio místico, passava pela região, um dos membros do seu séquito permanente, o sátiro Sileno (os sátiros eram seres da natureza, metade homens, metade bodes) perdeu-se da companhia, pois ficou a dormir, muito embriagado. Um grupo de camponeses que o encontrou levou-o ao rei Midas, que o reconheceu, pois era um iniciado no culto de Dioniso, e o acolheu na sua corte, com todas as mostras de franca hospitalidade. Depois foi ele próprio acompanhá-lo até junto do deus. Em recompensa, Dioniso prometeu a Midas satisfazer-lhe um desejo, qualquer que ele fosse, e o rei pediu que tudo aquilo em que tocasse se transformasse em ouro. A satisfação de Midas não podia ser maior ao começar a pôr em prática a sua nova capacidade! Mas a alegria foi de pouca dura, pois, quando sentiu fome e quis comer, todos os alimentos em que pegava se transformavam em ouro e ele não os podia engolir. O mesmo se passava com a água e o vinho. Cheio de fome e de sede, já sem forças, Midas implorou ao deus que lhe retirasse o dom concedido e o deixasse voltar ao estado normal. Dioniso condescendeu e mandou-o ir purificar-se na nascente do rio Pactolo. Midas assim fez: o ouro passou para as águas do rio e ele ficou curado.


respondido por: abclaracruz2009
0

Resposta:

Midas era um rei lendário da Frígia, na Ásia Menor. Um dia, quando Dioniso, deus do vinho, da inspiração e do delírio místico, passava pela região, um dos membros do seu séquito permanente, o sátiro Sileno (os sátiros eram seres da natureza, metade homens, metade bodes) perdeu-se da companhia, pois ficou a dormir, muito embriagado.

Midas, extremamente contente com o seu novo poder, não via a hora de testá-lo e quase não acreditou quando arrancou um ramo de um carvalho e ele virou ouro diante dos seus olhos.

 

Entretanto, a enorme alegria do rei não durou muito pois, assim que chegou em casa, pediu que seus empregados lhe servissem o jantar e todos os alimentos que ele tocava se transformavam em ouro.

 

O Rei Midas tentou comer uma fatia de pão e ele prontamente se transformou em um pedaço de ouro. Tentou beber um cálice de vinho e a bebida desceu por sua garganta como ouro líquido. Nem mesmo a filha de Midas foi poupada, pois se transformou em ouro assim que abraçou o pai.

 

Muito triste, o Rei Midas lutou para tentar livrar-se daquele poder que agora, já detestava. Em seu apelo, ergueu os braços aos céus e fez uma prece na qual pedia a Dionísio que tivesse piedade e o livrasse daquele fardo.

 

Dionísio, como era um deus bondoso, se sentiu tocado pelo pedido do rei e disse para que Dionísio mergulhasse em um rio que o seu poder acabaria e também os objetos que ele havia tocado deixariam de ser de ouro.

 O Rei Midas, desesperado, correu para seguir as instruções do deus do vinho e abraçou fortemente a filha quando ela retornou à vida.

Perguntas similares