• Matéria: Biologia
  • Autor: Dudapinque1
  • Perguntado 9 anos atrás

Fungos, faça uma redação por favor é para amanhã um trabalho

Respostas

respondido por: simplesmentegi
13

isso que está em baixo foi uma junção de ideias que fiz quando estudei fungos mais n está na ordem correta e taus mais acho que dai vc consegue fazer uma bom trabalho um bj e boa sorte!                

      Fungos:

 Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

    Reino Fugi:

O reino fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.

Ø   PLURICELULARES

Ø  EUCARIONTES

Ø  HETERÓTROFOS

Ø  REPRODUÇÃO:

·         ASSEXUADA

Fungos são organismos não fotossintetizantes que crescem rapidamente e, caracteristicamente, formam filamentos chamados hifas, as quais podem ser septadas ou asseptadas. Na maioria dos fungos as hifas são grandemente ramificadas, formando um micélio. Fungos parasitas geralmente têm hifa especializada (haustório) por intermédio da qual extraem carbono orgânico das células vivas de outros organismos.

 

     O uso dos fungos nos alimentos:

O ingrediente responsável por deixar o pão macio e fofinho é o fermento, você já ouviu isso? É, mas o mais interessante disso tudo é que o fermento usado no pão, chamado de fermento biológico, é um fungo. Quer dizer, um, não, vários fungos.

Mas calma, não precisa ficar com nojo. Quando se fala em fungo, em geral, as pessoas tendem a lembrar apenas do mofo que contamina alimentos ou dos fungos que causam doenças. Não podemos esquecer que os champignons, por exemplo, pequenos cogumelos comestíveis são fungos e eles são usados no preparo de várias comidas.

Os fungos do fermento não são grandões como os cogumelos, mas seres microscópicos, chamados de levedura, que vivem no ar e na superfície das coisas. Ao entrar em contato com a massa do pão, essas leveduras, batizadas pelos cientistas de Saccharomyces cerevisiae, se alimentam dos açúcares e, ao mesmo tempo, eliminam álcool e gás carbônico – um processo denominado fermentação ou levedação.

O gás carbônico é o responsável pelas bolhas que se formam na massa do pão e por fazê-la aumentar de volume. Já o álcool evapora quando a massa é levada ao forno (portanto não há risco de ninguém ficar bêbado!), e as pobres das leveduras, depois de tanto trabalho, morrem todas! Essas mesmas leveduras são também as que transformam o suco de uva em vinho.

Mas uma observação importante: você não deve confundir o fermento biológico, usado nas massas de pão e de pizza, com o fermento químico usado para fazer bolo. O fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) que, devido a uma reação química, se transforma em gás carbônico e água. Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage.

Lembram daquele pequeno cogumelo comestível chamado champignon, cultivado e utilizado no preparo de saborosos pratos da arte culinária.  Ah! O estrogonofe. É de dar água na boca.

Pois é, o nome fungo é empregado para designar organismos vivos eucariotas, ou seja, providos de membrana no núcleo da célula, que formam propágulos (esporos), não possuem clorofila e não produzem seu próprio alimento.

 


Dudapinque1: Muito obg por ter gastado alguns minutos do seu tempo para me ajudar
simplesmentegi: nada!
respondido por: Matheusdhshwsvvn
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares