• Matéria: Português
  • Autor: luisjonas
  • Perguntado 9 anos atrás

baseado em que galileu se mostra determinado a desafiar os dogmas da igreja da época

Respostas

respondido por: AAC7479
7
Ele estudava o funcionamento das coisas e se deparou com "regras" (leis da física) que, estas sim, contrariavam dogmas católicos. 
Ele tentou fazer valer a sua convicção na experimentação e estudo dos fenômenos físicos. Mas as forças políticas da igreja eram quase superiores às do próprio estado. Ele foi, portanto, questionado diversas vezes e sobreviveu graças a algumas amizades que conseguiu fazer com pessoas importantes (Bispos, Cardeais e Papas). Foi habilidoso, recuou algumas vezes e soube "sobreviver", em certos momentos "negando" suas descobertas científicas para não perecer sob o poder da "Santa" Inquisição. 
Ele era católico fervoroso. Não pretendia "afrontar" a fé. Pode-se dizer que ele próprio vivia um conflito: como negar Deus ou negar o resultado das experiências e cálculos? E como conciliar uma coisa e outra? 
Galileu foi mais importante por estabelecer o método de experimentação científico do que propriamente por uma ou outra de suas descobertas. Foi baseado nessas experimentações, nesse método racional de investigação e conhecimento que Galileu "desafiou", por assim dizer, os dogmas da igreja da época. 
Perguntas similares