O modelo patrimonialista de gestão publica vigorou com domínio quase absoluto no Brasil até a chamada “revolução de trinta”. O Estado era administrado de forma autoritária, clientelista e verticalizada pelas elites agrário-exportadoras. O aparelho do Estado era objeto das disputas políticas entre as oligarquias regionais. A República Velha foi palco constante de escândalos e corrupção, as eleições inclusive não eram legitimadas por todas as elites. A administração pública refletia este contexto, não era profissionalizada, nem havia mecanismos de seleção pública, impessoal e transparente. Na Revolução de Trinta novas elites assumem o país. Quem eram estas elites e de onde veio a inspiração para este movimento modernizante?
Respostas
respondido por:
29
Na Revolução de 30 novas elites assumem o país. Mais ligadas aos setores médios urbanos e industriais, estas elites estabelecem, através do governo Vargas, um programa de reformas e modernização do Estado brasileiro. O modelo patrimonialista vigente não se ajustava mais aos interesses econômicos que demandavam investimentos públicos em infraestrutura, uma burocracia ágil para apoiar o setor privado, um ordenamento legal mais racionalizado e funcional. Nesta época foram criados os ministérios da Educação, Saúde Pública, Trabalho e Indústria e Comércio. A Constituição de 1934 foi a primeira a trazer um título específico sobre os funcionários públicos. O primeiro governo Vargas é considerado pioneiro na modernização da gestão pública brasileira. Este primeiro movimento modernizante foi inspirado nas ideias de dois fundadores da administração moderna como disciplina: Taylor e Fayol. Ambos desenvolveram esforços para racionalizar os processos de trabalho.
cinifran:
De nada!
Em 1936, no governo Vargas, é criada a “Lei de Reajustamento” A mesma fora inspirada em modelos como de serviços públicos da Inglaterra (Civil Service), serviço público francês e “Civil Service Commission” dos Estados Unidos.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás