• Matéria: Sociologia
  • Autor: geovannacalistro
  • Perguntado 9 anos atrás

como os fatos socias, ações socias e a classe social contribuem para explicar a relação entre indivíduo e sociedade?

Respostas

respondido por: Renanlimasilva
4

Fato Social - Para Durkheim, fato social consiste nas maneiras de agir, pensar e sentir. E é objeto central da teoria sociológica de Durkheim (Émile Durkheim), constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indíviduos. Durkheim defende três teorias: Coercitiva, exterioridade, generalidade.  

Ação Social - Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações e reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. Esse termo foi introduzido por Max Weber em sua obra Ensaios de Sociologia.

Classes Socias - Grupos criados para dividir a sociedade, onde Marx dividiu no capitalismo dois grandes grupos a Burguesia e o Proletariado.

respondido por: GuilhermeDantas34
3
Esses conceitos facilitam a compreensão dos papeis da sociedade, dos efeitos que o homem faz nela e o que afeta ele. Durkheim explicava que os fatos sociais eram externos ao indivíduo mas afetavam diretamente nos seus comportamentos, inclusive, expandindo o efeito dessa regra social para outros membros. Da mesma forma que é afetado por essas regras, o indivíduo se classifica numa classe que segue certas regras, seus "lugares". Esses fatos podem, infelizmente, causar desigualdade, segregação e principalmente, o preconceito enraizado. Por isso, são esses conceitos fundamentais para entender a dialética social-individuilistica! :)
Perguntas similares