Leia a reportagem a seguir sobre a volta de uma empresa americana 10 anos após deixar o Brasil.

Dez anos após sair do Brasil, a rede americana Dunkin' Donuts volta a operar no pais com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local. O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.

A marca chega agora com o conceito de cafeteria. Ou seja, além das tradicionais rosquinhas, o cardápio incluirá opções de café quente e gelado, lattes, cappuccinos, sanduíches, croissants e bagels. De olho na concorrência, a rede também decidiu incorporar o misto quente, pão de queijo e acesso gratuito à rede WIFI.

“Será uma cafeteria completa, com um mix de produtos muito forte. Até o final de 2016 vamos estar com 10 lojas abertas", afirma Leonardo Oliva, um dos sócios do Grupo OLH, franqueado master da marca e responsável pelo retorno da rede ao país.

A meta do grupo é abrir 65 lojas da Dunkin' Donuts no Brasil até 2019. A primeira loja desta nova tentativa da marca de se firmar no país será aberta em Brasília, e neste primeiro momento, a operação ficará restrita à região Centro-Oeste, no Distrito Federal e em Goiás.

Os tradicionais donuts vão custar entre R$ 5 e R$ 7 cada. As rosquinhas serão importadas até que sejam encontrados fornecedores locais que possam garantir a mesma qualidade e padrão da que é oferecida no exterior.

“Após 1 ano, a gente já deve ter condições para começar a produzir por aqui”, explica o franqueado. "Eles virão da Europa congelados e aqui será feito um procedimento para voltar a temperatura normal e a finalização. Estamos nacionalizando quase todos os recheios”, acrescenta.

(Fonte: Adaptado de g1.globo.com (08/05/2015) http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/05/apos-10-anos-dunkin-donuts-volta-ao-brasil-como-rede-de-cafeterias.html)

Julgue as afirmações a seguir sobre o texto da Dunkin’Donuts tendo como base seu conhecimento sobre os cenários do consumidor global e do consumidor brasileiro.

I - Pode-se afirmar que na primeira operação no Brasil, a Dunkin’Donuts apostou em uma estratégia de marketing padronizado.

II - Pode-se afirmar que a empresa fracassou na primeira operação no Brasil pois os consumidores não estavam acostumados com a cultura americana, sendo assim, a empresa deveria ter investido mais no ambiente de loja, explicando aos clientes como os americanos consomem esse tipo de rosquinhas.

III - Na nova tentativa no Brasil, a Dunkin’Donuts está buscando se adaptar aos costumes do país, por isso iniciará sua operação pela capital federal, assim, se os clientes gostarem do novo cardápio, a empresa pode replicar a fórmula para outras regiões do Brasil sem necessidade de maiores pesquisas.

IV - A nacionalização de quase todos os tipos de recheio é um sinal de que a empresa abandonou a estratégia de marketing padronizado e está tentando se adaptar aos elementos culturais do Brasil.

Assinale a alternativa correta:
A Todas as afirmações são verdadeiras
B Somente a afirmação I é verdadeira
C Somente a afirmação III é verdadeira
D As afirmações I e IV são verdadeiras
E As afirmações II e III são verdadeiras


WENDLING: Letra A
maritzafabiane: Eu acho que é letra C
GerusaRibeiro89: Alguém já fez Apol?
alandi: Resposta correta letra D tirei 100 ma apol.
franariati: letra D

Respostas

respondido por: elematos
23

Resposta:

eu acho que é a letra D

Explicação:

respondido por: polianafferreira
16

D As afirmações I e IV são verdadeiras

Afirmativa I - Verdadeira

A empresa seguiu um padrão que funcionava em seu país, mas que não obteve sucesso aqui no Brasil.

Afirmativa II - Falsa

O fracasso não foi devido à falta de conhecimento à cultura americana, mas ao fato de não terem se adaptado ao novo mercado.

Afirmativa III - Falsa

Ainda que os clientes de Brasília gostem do novo cardápio, serão necessárias pesquisas para se abrir outras lojas.

Afirmativa IV - Verdadeira

A empresa percebeu que tentar "impor" a cultura americana no Brasil não daria resultado e cedeu ao elementos da cultura brasileira.

Bons estudos!

Perguntas similares