Sabemos que o aluno, ao ingressar na escola e ao longo de sua vida, agrega conhecimentos e aprendizagens construídas em suas relações sociais. Fundamental se torna a capacidade do professor em contextualizar os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, com os saberes oriundos do cotidiano de vida dos alunos. Com uma prática pedagógica contextualizadora, o professor permitirá a ampliação dos conhecimentos científicos, desenvolvendo novas competências em seus alunos, para uma participação mais qualificada na sociedade. Por isso, é importante que, ao planejar suas aulas, os docentes sigam uma estrutura didática eficiente. Libâneo (2008) indica um caminho:
I – Primeiramente, é importante selecionar quais os conteúdos os alunos querem estudar e depois desenvolver de acordo com a improvisação.
II – Selecionar os temas da matéria em uma sequência lógica, na forma de conceitos, problemas e ideias. Depois, o professor estabelece os objetivos, considerando os resultados esperados na aquisição de habilidades e conhecimentos.
III – É importante no plano de aula, o momento da avaliação que pode ser feita durante todas as atividades. Avaliar no início, para saber o quanto os alunos já conhecem dos conteúdos e avaliar, no final, para verificar o rendimento dos educandos.
IV – O plano de aula pode ser divid
Respostas
respondido por:
2
Somente II e III estão corretas, página 130 do livro.
respondido por:
0
Somente II e III estão corretas na minha opinião (pg. 114-130)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás