• Matéria: História
  • Autor: victornogueira21
  • Perguntado 9 anos atrás

quais os primcipais vãoi formacias ocorrida na sociedades brasileira a partir 1930

Respostas

respondido por: reisgomes
3

Há uma polêmica antiga dividindo os cientistas sociais (em sentido lato; isto é, englobando os economistas) sobre o sentido da política econômico-financeira da primeira era Vargas.

Uma corrente interpretativa busca enfatizar o caráter conservador dessa política, que teria sido a responsável pelo atraso da industrialização brasileira.

Segundo esses autores,8 essa política conservadora seria o resultado de uma grande continuidade política entre a Primeira República e a era de Vargas, ou seja, teria havido uma permanência de uma política econômica antiindustrialista e ortodoxa, que impediu maior diversificação e crescimento da economia brasileira.

Tanto no Governo Provisório, como no período constitucional (1934-37), como no Estado Novo (1937-45), as grandes linhas da política financeira de Getúlio Vargas tenderiam para a obtenção dos seguintes alvos: a contenção monetária e a manutenção do equilíbrio orçamentário. Ora, esses princípios ortodoxos seriam inadequados para enfrentar a depressão econômica mundial.

Divergindo dessa corrente interpretativa, autores como Celso Furtado, Antonio Castro e Maria da Conceição Tavares9 (que também têm divergências entre si) admitem os compromissos de Vargas com as classes dominantes tradicionais, mas concluem pela implantação de um novo padrão de crescimento centrado na indústria.

Com enfoques semelhantes, essa corrente considera que a reação interna da economia brasileira à crise de 1929 possibilitou o arranque do processo de industrialização por substituição de importações, apesar de não haver por parte do governo uma política deliberadamente industrializante.

Em livro recentemente publicado, Eli Diniz10 encampa essa tendência interpretativa e busca acrescentar novos argumentos contra a primeira versão aqui citada de passagem, argumentos esses que tentam inserir na análise a dimensão política, que viria confirmar o caráter renovador e industrializante, em última instância, da etapa histórica que estamos analisando.

Segundo a autora, o raciocínio exclusivamente econômico não permite a elucidação completa da questão da política econômico-financeira dos anos 30 a 45, e é preciso articulá-lo às seguintes questões políticas:

1. A nova coalizão dominante significa a acomodação entre elites tradicionais e emergentes e, portanto, abriu-se efetivamente, com a revolução de 30, um novo espaço político para as elites industriais.

2. A participação da burguesia industrial nas decisões econômicas tem sido minimizada pela análise sociológica.

3. O pensamento autoritário, ideologia dominante nessa etapa histórica, influenciou positivamente o processo de industrialização, ao legitimar a ação planificadora e intervencionista do Estado.




victornogueira21: quais foram as principais medidas instituídas pelo governo provisorio de vargas
victornogueira21: fala essa ai
reisgomes: Vargas foi considerado o "pai dos pobres" por ter investido na classe trabalhadora. Durante o governo de Vargas é que foram garantidas aos trabalhadores os direitos trabalhistas (carteira assinada, férias, décimo terceiro e todos os direitos dos trabalhadores). Além disso, Vargas investiu em escolas públicas e outros benefícios para a classe trabalhadora. :)
reisgomes: pronto
victornogueira21: valeu ai...vc e bom em historia
reisgomes: obg
Perguntas similares