A maioria das medidas em eficiência energética adotadas em nível mundial é de caráter voluntário. Vêm sendo aplicadas desde a década de setenta, motivadas pelas crises do petróleo. Surgiram assim, desde então, iniciativas que conscientizam os consumidores sobre o uso racional e eficiente da energia, como incentivos fiscais e descontos tarifários para a aquisição de equipamentos mais eficientes, além de consideráveis investimentos em P&D. No caso brasileiro, o governo optou em utilizar suas empresas estatais – Eletrobrás e Petrobras – para executar os dois programas nacionais de conservação de energia e a ANEEL para supervisionar o Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pelas concessionárias distribuidoras de eletricidade no País. A etiquetagem de equipamentos constitui-se em outro vigoroso instrumento de que o Brasil faz uso para a promoção da eficiência energética, complementados pela distinção promovida pelos Selos Procel e Conpet. (Fonte: SOUZA, H.M. et al. 2009. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de Energia, V. 15, N. 7; p. 7-26.)
Neste contexto analise as afirmativas a seguir:
I- Resultante do Protocolo firmado em 1984, o Programa Brasileiro de Etiquetagem pretende informar os consumidores sobre o consumo de energia dos equipamentos eletrodomésticos. Para isto, o PBE emite etiquetas informativas para os principais eletrodomésticos nacionais. Os produtos são ensaiados em laboratórios e recebem a classificação de "E" (mais eficiente energeticamente) a "A" (menos eficiente).
II- O CONPET é um programa voltado aos setores de transporte, comercial e industrial, objetivando o consumo consciente e eficiente de fontes de energia não renováveis. O programa tem o apoio da Petrobras e realiza ações que visam reduzir o consumo de óleo diesel e a emissão de fumaça preta, propagar o uso do gás natural como combustível e estimular novas tecnologias no setor de eletrodomésticos.
III- Um dos principais instrumentos utilizados pelo governo é o Procel Edifica. Através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) é medido o grau de eficiência energética dos edifícios comerciais e públicos. Além de representar maior sustentabilidade à atividade, seguir práticas ambientais e empregar materiais que permitam menor consumo energético, poderá haver melhor aproveitamento das condições climáticas locais.
As afirmativas anteriores são:
Alternativas:
a)
V; F; F.
b)
F; F; V.
c)
F; V; V.
d)
V; V; V.
e)
V; V; F.
Respostas
respondido por:
1
D todas as alternativas estão corretas
respondido por:
4
A resposta certa é F-V-V pois a letra E no selo PROCEL significa que o eletrônico possui menor eficiencia energética e não maior.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás