Respostas
Vantagens e desvantagens
Com a crescente demanda por energia elétrica, o país precisa aumentar a produção. Para isso, o governo está investindo na construção de grandes usinas, como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na Amazônia. De um lado, defensores dos projetos destacam fatores como baixa emissão de gases poluentes como um dos principais fatores a favor de sua construção. De outro, críticos ressaltam impactos socioambientais relativos às áreas alagadas.
Erik destaca que as usinas hidrelétricas realmente emitem menos gases provocadores do efeito estufa - como gás carbônico e metano - do que as fontes de energia térmicas. Mas faz uma ressalva: as hidrelétricas não são totalmente isentas da poluição, em especial, aquelas que têm grandes reservatórios. "Quando uma área é alagada, a vegetação é submersa e morre. Quando essa vegetação é decomposta, ela emite os gases responsáveis pelo efeito estufa", comenta. Apesar dessa emissão existir, ela é muito menor que aquela provocada pelas termoelétricas.
O professor destaca ainda outros pontos importantes, como o fato de ser uma fonte de energia renovável e que dispensa o uso de combustíveis. "Se o barril do petróleo aumenta de preço, isso não interfere na conta de luz do consumidor", salienta Erik. O especialista comenta que, além de utilizar apenas água, uma fonte renovável, a hidrelétrica não produz dejetos tóxicos ou radioativos, como o que acontece nas usinas termonucleares.