• Matéria: Filosofia
  • Autor: Dayane2015Day
  • Perguntado 9 anos atrás

O que é intuição?caracterize cada tipo de intuição e dê um novo exemplo para cada um deles.

Respostas

respondido por: Annacoraline2002
121
Em psicologia, intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar a conclusão é puramente inconsciente, fato que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. Seu funcionamento e até mesmo sua existência são um enigma para a ciência. INTUIÇÕES 1: A intuição sensível. Existem vários tipos de intuição e um deles é a intuição sensível. Essa é o exemplo mais característico de intuição porque a praticamos a todo momento quando percebemos e captamos os objetos. É, pois, uma intuição imediata, isto é, uma relação direta entre o sujeito e o objeto. 2:A intuição espiritual. Outra modalidade de intuição é a intuição espiritual que, ao contrario do conhecimento discursivo, não necessita de demonstração, pois se trata de uma visão direta do espírito, assim como o princípio da contradição. Um exemplo de intuição espiritual é a diferenciação que fazemos entre um objeto e outro, ou seja, a relação de diferença é decorrência de um objeto de uma intuição e não de um objeto sensível. 3:A intuição intelectual, emotiva e volitiva. A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato. Essa intuição consiste, então, em captar a essência de um objeto – aquilo o que o objeto é, os "éidos" – por meio de um ato direto do espírito. 4:A intuição de Bergson. Acredita Bergson que o único método que deve ser empregado no estudo filosófico é o intuitivo. Isto porque contrapõe a atividade intelectual – que consiste em fazer o que os cientistas e homens ordinários fazem: tornar as coisas estáticas, estudando, dessa maneira, somente o aspecto superficial da realidade – e a atividade intuitiva – que busca, por meio de metáforas, opondo-se à atividade do intelecto, conhecer e explicar uma realidade que flui no tempo, o movimento. 5: A intuição de Dilthey. Para Dilthey a intuição a ser utilizada nos estudos filosóficos deve ser a volitiva e, assim como Bergson, acredita que os métodos que se utilizam apenas do intelecto são suficientes para o estudo da filosofia. A existência das coisas, para esse filósofo, consiste em percebermo-nos como agentes, entes que possuem vontades e, conseqüentemente, que esbarram em dificuldades. Ao lutarmos contra essas dificuldades as transformamos em existências – filosofia existencial. Dilthey faz, ainda, menção à importância do passado e do presente para a vida humana, pois este último é um limite aos esforços procedentes do passado.
respondido por: vchinchilla22
26

A intuição é a capacidade de saber, compreender ou perceber algo de forma clara e imediata, sem a intervenção da razão.

A informação que a intuição nos dá tem dois grandes valores: é pura e é rápida. Este tipo de conhecimento favorece as relações interpessoais, ajuda a pessoa a funcionar no dia a dia, permite o reconhecimento de sentimentos, sensações ou gestos.

Pessoas intuitivas têm uma conexão especial com seu corpo, de modo que são capazes de captar os sinais que a intuição envia por meio de sensações como "nó na garganta", "frio na barriga" ou qualquer outra sensação física.

Você pode ler mais em: : https://brainly.com.br/tarefa/28489683

Anexos:
Perguntas similares