Leia o texto a seguir.
As parcas e desordenadas observações da natureza
empírica que Tales havia feito sobre a presença e as
transformações da água ou, mais exatamente, do úmi-
do, seriam o que menos permitiria ou mesmo aconse-
lharia tão monstruosa generalização; o que o impeliu a
esta foi um postulado metafísico, uma crença que tem
sua origem em uma intuição mística e que encontramos
em todos os filósofos, ao lado dos esforços sempre re-
novados para exprimi-la melhor – a proposição: “Tudo
é um”. [...] Quando Tales diz: “Tudo é água”, o homem
estremece e se ergue do tatear e rastejar vermiformes
das ciências isoladas, pressente a solução última das
coisas e vence, com esse pressentimento, o acanha-
mento dos graus inferiores do conhecimento. O filósofo
busca ressoar em si mesmo o clangor total do mundo e,
de si mesmo, expô-lo em conceitos.
Friedrich Nietzsche. “A Filosofia na época trágica dos gregos”. Rubens
Rodrigues Torres Filho (Trad.). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova
Cultural, 1989, p. 10-2. (Coleção Os Pensadores).
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em
que há correta interpretação do texto.
a A ingenuidade das observações científicas dos pri-
meiros filósofos os fez chegar a conclusões incom-
pletas sobre o conhecimento da natureza.
B Foi com o desenvolvimento da tecnologia moder-
na que o conhecimento científico finalmente pôde
substituir o conhecimento filosófico, que até então
não tinha função.
c As observações modernas da ciência dos séculos
XX e XXI provam, a cada dia, que a superstição
era presente no antigo pensamento filosófico.
D O conhecimento filosófico é de origem, sobretudo,
mística, o que o iguala à fé religiosa e o desqualifica
diante de pesquisas empíricas.
e A importância do “tudo é agua” não está em sua
assertividade científica, mas na procura por um
conceito que possa dar unidade ao conhecimento
sobre o universo.
Respostas
respondido por:
2
Alternativa E: A maior importância da afirmação de Tales não encontra-se nas palavras em si, mas na procura de explicações reais e táteis acerca do mundo e sua origem, ao contrário das crenças meramente mitológicas anteriores.
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