Acerca do Renascimento: I. As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo
e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo. II. O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque. III. A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de
clérigos e o cotidiano cristão da época. IV. A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do
desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte. V. A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um
poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.
É correto apenas o afirmado em: a) I, II, III. b) I, II, IV. c) I, II, V. d) I, III, V. e) II, IV, V.
Respostas
I. As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
Verdadeiro. O Renascimento foi um movimento de valorização da racionalidade, das ciências e do próprio ser humano, com o enfraquecimento dos dogmas religiosos e das crenças místicas.
II. O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
Verdadeiro. O Renascimento foi um processo recheado de controvérsia, os pensadores e artistas discutiam bastante sobre os caminhos a seguir, e esses debates foram responsáveis pelo avanço do movimento renascentista.
III. A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.
Falso. A arte renascentista se preocupava muito em retratar a natureza, incluindo o ser humano, como nos trabalhos de Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.
IV. A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.
Verdadeiro. O artista do renascimento era um profissional valorizado pela classe mais rica, composta sobretudo por comerciantes, e boa parte destes residia na Itália, sobretudo na cidade de Florença.
V. A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.
Falso. Mecenato era o patrocínio de comerciantes e banqueiros para que artistas pudessem criar suas obras.
Alternativa correta: b) I, II, IV.
Resposta:
resposta: I,II,IV
Explicação:
Os princípios defendidos pelo Renascimento inspirados na Antiguidade Clássica são o racionalismo, o individualismo, o naturalismo e o antropocentrismo, contrapondo-se aos valores medievais baseados no teocentrismo. O Renascimento teve um caráter heterogêneo, alcançando diferentes territórios e associando-se a tendências regionais, havendo destaque nos campos das artes e das ciências. O amplo desenvolvimento comercial e urbano da Itália favoreceu a utilização do capital mercantil para a ação do mecenato (investimento em obras de arte).