• Matéria: ENEM
  • Autor: lugfrangelaSuelv
  • Perguntado 9 anos atrás

O CO2 se difunde através das membranas biológicas e dos fluidos do corpo de modo bem mais eficiente que o O2 Muitos animais contam com cromoproteínas (como a hemoglobina e a hemocianina) para realizar o transporte deste gás em quantidade capaz de sustentar uma atividade metabólica consideravelmente maior do que a dos animais em que tais proteínas estão ausentes. Os mergulhadores que praticam apneia utilizam uma prática conhecida como HIPERVENTILAÇÃO antes de cada imersão. Nessa prática, o mergulhador realiza uma série de inspirações e expirações curtas e rápidas antes de inflar ao máximo seus pulmões e realizar o mergulho. O procedimento descrito:
(A) aumenta o fôlego do mergulhador, porque permite um aporte muito maior de O2
na corrente sanguínea para suprir a demanda do organismo. (B) estimula o diafragma, permitindo a entrada de um volume bem maior de ar nos pulmões. (C) aumenta o tempo de imersão, mas é perigoso porque reduz a concentração de CO2
no sangue inibindo a ação do centro respiratório. (D) condiciona a musculatura intercostal, o que resulta em maior amplitude do ápice pulmonar. (E) influencia negativamente as trocas gasosas, pois seu benefício restringe-se a aumentar a concentração do mergulhador.

Respostas

respondido por: gioferreira18
2
(A) aumenta o fôlego do mergulhador, porque permite um aporte muito maior de O2
na corrente sanguínea para suprir a demanda do organismo. 
Porque nadadores necessitam de uma quantidade maior de oxigenio para realizarem seus mergulhos, fazendo pequenas pausas então. 
respondido por: Loirinha078
2
(A) aumenta o fôlego do mergulhador, porque permite um aporte muito maior de O2 na corrente sanguínea para suprir a demanda do organismo. Alternativa correta.
O objetivo desse procedimento é preparar o organismo para a competição, adquirindo mais fôlego, aumentando a concentração de O2 no sangue para que ele consiga ficar mais tempo embaixo da água sem respirar.
Perguntas similares
7 anos atrás