Respostas
É impossível não criar uma categoria em especial para o Barão de Coubertin, que é o pai dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Pierre
de Frédy, francês nascido em Paris, na França, em primeiro de janeiro
de 1863, tornou-se uma das maiores personalidades do esporte. O motivo
não foi por ele ter marcado algum gol em uma partida de futebol ou ter
quebrado algum recorde mundial em corridas do atletismo, mas sim porque é
o homem responsável por fazer renascer o que hoje conhecemos como Jogos
Olímpicos, a maior festa do mundo desportivo
.
Grande estudioso da pedagogia educativa, orientado pelo mestre Thomaz Arnold, na Escola de Rugby na Inglaterra, o barão fixou seu primeiro objetivo: implantar a língua inglesa na França e à prática privada de esportes sem finalidade de competição, como era praticado na Inglaterra.
O barão encontrou no
início muita resistência por parte da França, pois as diferenças de
mentalidade entre os dois países eram muito grandes. Combateu este fato
com a criação de uma liga de Educação Física, do qual atacou o velho
sistema francês de ensino.
Em 1892, na
Universidade de Sorbonne, durante a sessão da Associação Francesa de
Esportes Atléticos, Pierre de Fredi, em sua palestra, largou a seguinte
idéia: a restauração dos Jogos Olímpicos.
Coubertin visitava frequentemente colégios para levar melhorias a sistemas de educação, com o interesse internacional no tema dos jogos olímpicos da antiguidade pelas descobertas arqueológicas mas ruínas de Olímpia Coubertin idealizou a proposta de promover o atletismo internacionalmente com a retomada dos jogos.
publicou seus planos no congresso internacional organizado em Paris 23 de junho de 1894 na Sorbonne en Paris. Desse congresso saiu a criação do comitê olímpico internacional do qual o Coubertin se tornou secretário geral. Foi Decidido que o primeiro jogo seria em Atenas na Grécia e que como na era antiga seria de 4 em 4 anos, Dos anos depois realizou os jogos olímpicos de verão que foi um sucesso.
Coubertin ser manteve presidente honorário até sua morte em 2 de setembro de 1937 em Genebra, Suíça. foi enterrado em lausanne local da sede do comitê mas seu coração foi enterrado em Olímpia separadamente.