• Matéria: História
  • Autor: arthurrsantoss
  • Perguntado 9 anos atrás

situaçao economica,ideias externas,propostas e resultados da conjuraçao baiana


arthurrsantoss: muito obrigado Daiaradelfim45

Respostas

respondido por: daiaradelfim45
2
Na época da Conjuração Baiana, o Nordeste vivia um renascimento da atividade agrícola, em decadência desde a transferência da capital para o Sudeste. O problema é que nesse processo as grandes propriedades eram privilegiadas em detrimento dos pequenos proprietários rurais, fato que gerou descontentamento e propiciou revoltas, motins e saques.
Inspirados pelos ideais iluministas, pela Revolução Francesa e pela revolução do Haiti (revolta dos malês), foi fundada a Academia dos Renascidos, em que se discutiam os ideais do iluminismo e os problemas sociais que afetavam a população.
Os conspiradores queriam o fim da monarquia e instauração da república, bem como a abolição da escravatura e a independência do Brasil. Também queriam liberdade no comércio e fim dos privilégios políticos e sociais. A Academia dos Renascidos era composta por pessoas de vários extratos sociais, de militares a artesãos, negros libertos, comerciantes, sendo considerada como a rebelião mais popular antes da independência.
A Conjuração Baiana foi desbaratada em 1799. Os mais pobres foram enforcados e esquartejados; outros foram degredados para a África. Os que tinham alguma posição mais elevada foram absolvidos.
Perguntas similares